Sespa realiza oficina para atualização de Protocolos Clínicos e Diretrizes Terapêuticas

23/11/2023 Off Por Mozart Lira

A Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), por meio do Departamento de Assistência Farmacêutica (Deaf), realizou oficina de atualização em Protocolos Clínicos e Diretrizes Terapêuticas (PCDT) em Raquitismo, Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC), Retocolite Ulcerativa (RCU) e Polineuropatia Amilodóitica Familiar (PAF).

Os Protocolos Clínicos e Diretrizes Terapêuticas (PCDT) são documentos que estabelecem critérios para o diagnóstico da doença ou do agravo à saúde; o tratamento preconizado, com os medicamentos e demais produtos apropriados, quando couber; as posologias recomendadas; os mecanismos de controle clínico; e o acompanhamento e a verificação dos resultados terapêuticos, a serem seguidos pelos gestores do SUS. Devem ser baseados em evidência científica e considerar critérios de eficácia, segurança, efetividade e custo-efetividade das tecnologias recomendadas.

Ocorrida no auditório da Sespa, em Belém, a oficina foi aberta pelo secretário adjunto de Gestão Administrativa, Edney Pereira, e pela coordenadora da Deaf da Sespa, Tatiana Gurjão, e contou a presença de profissionais envolvidos no âmbito do componente especializado da Assistência Farmacêutica.

O roteiro de apresentações no evento se deu da seguinte forma:

Nirmatrelvir Associado

Filipe Prohaska

Médico Infectologista pela Universidade de Pernambuco, onde atua no momento.

Preceptor de Infectologia pela Universidade de Pernambuco.

Médico Infectologista responsável pela Multi Hemo / Oncoclínicas

PAF

Ivana Cardoso

Farmacêutica CRF RJ6121

Atua na indústria farmacêutica desde 1996.

MBA em MKT na FGV.

Pós-graduação em Doenças Raras pela UNIESP (em curso)

DPOC

Wandilson Júnior

Gerente Médico – DPOC (GSK)

PhD em Neuroimunologia (UFF)

Pós-doutorado em Fisiopatologia Clínica (UERJ)

Fellow Researcher University of Maryland – School of Medicine

Ex-Professor/Pesquisador de cursos de graduação e pós-graduação (Universidade Salgado de Oliveira/UFF/UERJ).

Asma Grave

Bernardo Maranhão

Professor da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)

Gerente Médico Specialty Care GSKTE SBPT.

Raquitismo

Jean Batista

Graduado em Farmácia pela UFPI.

Já atuou como Diretor e Gerente técnico da Assistência farmacêutica do Piauí.

Atualmente, atua como Medical Science Liaison (MSL) na Ultragenyx.