Sespa fará ações para a prevenção de HIV e Aids em alusão ao Dezembro Vermelho

30/11/2022 Off Por Mozart Lira

Em alusão ao Dia Mundial de Combate de Luta contra a Aids, associada à campanha “dezembro Vermelho”, a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) realizará a programação com o tema “IST Não! Atenção, Cuidado e Prevenção”, que oferecerá à população diversos serviços de saúde e de cidadania.

As ações começarão na Usina da Paz da Cabanagem, nesta quinta-feira (01), e em mais seis locais durante a agenda de dezembro. A iniciativa disponibilizará, gratuitamente, os testes rápidos, que são realizados com a coleta de uma gota de sangue através da punção digital e o resultado, com o laudo, fica pronto em 20 minutos.

“Durante a entrega do resultado, será realizado o aconselhamento e, havendo necessidade, o usuário será direcionado para iniciar o tratamento o mais breve possível”, explica a coordenadora de IST/Aids da Sespa, Andréa Miranda, ao explicar que a meta da campanha é promover o acesso ao teste, ampliar o número de pessoas que conheçam seu status sorológico e vincular o portador do HIV à referência, além de ofertar o tratamento imediatamente após o diagnóstico.

“É um mês de mobilização e alerta que é realizado todos os anos. Queremos chamar a atenção da população quanto à prevenção, pois, infelizmente, muitas pessoas continuam não utilizando o preservativo nas relações sexuais e isso é preocupante, já que temos várias campanhas de conscientização durante o ano e também preservativos e outros métodos de prevenção disponíveis no SUS”, comenta o secretário de Saúde do Pará, Rômulo Rodovalho.

A programação incluirá ações no Mercado do Ver-o-Peso (03/12) e nas Usinas da Paz de Marituba (04/12), Cabanagem (10/12), Bengui (11/12), Icuí (17/12) e Jurunas (18/12), sempre no horário de 8 às 13 horas.

Nesse sentido, Andréa Miranda explica que o papel do Estado é fomentar políticas de IST/Aids para os Centros Regionais da Saúde da Sespa que dão suporte aos 144 municípios. “Nós apoiamos e orientamos como devem ser conduzidas as ações na área da promoção a saúde, prevenção, proteção, diagnostico, assistência e tratamento para combater a doença no Pará, sobretudo no âmbito da promoção à saúde e da proteção dos direitos fundamentais da pessoa vivendo com HIV/Aids. Além disso, é importante destacar o fortalecimento das instituições locais por meio do desenvolvimento de programas e projetos na área pelos gestores”, complementa.

A Sespa disponibiliza, em Belém, a Unidade de Referência Especializada em Doenças Infecciosas e Parasitárias Especiais (Uredipe), para pacientes de todo o Estado vivendo com HIV/Aids. Outros canais de apoio são oferecidos pelas prefeituras, como os 76 Centros de Testagem e Aconselhamento (CTAs) e 34 Serviços de Atenção Especializada (SAEs). Neles, a população em geral pode realizar o teste rápido diagnostico para o HIV, gratuito e sigiloso, e receber as devidas orientações para prevenir a doença ou iniciar o mais precoce possível o tratamento naqueles que apresentaram testes reagentes pela rede especializada do Sistema Único de Saúde (SUS).

Segundo dados do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN), do Ministério da Saúde, os casos de HIV no Pará somaram 2.952 ocorrências em 2021, seguidos por mais 2.217 casos este ano, até o momento.

Em relação aos casos de Aids no Pará, ou seja, quando o indivíduo portador do vírus HIV manifesta alguma doença oportunista, observa-se que, em 2021, foram 839 ocorrências, seguidas por mais 733 casos este ano, até o momento.

As mortes ocasionadas por complicações causadas pela Aids chegaram a 711 no ano passado e e contabilizaram 580 nesse ano, até 28 de novembro.

Foto: Bruno Cecim (Arquivo Agência Pará)