Escola Técnica do SUS forma 37 profissionais em Oncologia e Citopatologia

Escola Técnica do SUS forma 37 profissionais em Oncologia e Citopatologia

30/11/2022 Off Por Roberta Vilanova

Os novos técnicos em saúde formados pela ETSUS

A cerimônia de diplomação da segunda turma do curso de Especialização Técnica em Nível Médio em Oncologia do Estado do Pará e da segunda turma de nível médio em Citopatologia do Estado do Pará ocorreu na manhã desta quarta-feira (30), no auditório da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). Os cursos foram  realizados pela Escola Técnica do SUS no Pará “Dr. Manuel Ayres”.

Trinta e sete técnicos foram qualificados, sendo 22 em Oncologia e 15 em Citopatologia. Eles são oriundos dos municípios de Ananindeua, Belém, Castanhal, Ourém, Santa Izabel do Pará, Santarém Novo, Vigia de Nazaré e Abaetetuba.

“Nós também temos hoje aqui alunos de Breves, no Marajó, que é uma região muito difícil para realizar coletas ou mandar as lâminas para que sejam lidas em Belém, por exemplo. Então, nós estamos qualificando profissionais também nessa área, para que haja melhoria no atendimento da Atenção Básica nessas localidades. A ETSUS tem a finalidade de qualificar o servidor para que ele melhore o serviço de saúde para todos. A educação de todas as formas é transformadora, e quem ganha nesse caso é o nosso usuário do SUS”, disse Elizeth Braga, diretora da Escola Técnica do SUS.

“Eu queria muito fazer esse curso, porque quero ajudar outras mulheres com o meu diagnóstico a encontrar a cura de doenças. Essa é a responsabilidade social da minha profissão”, disse Simone Moraes, concluinte do curso de nível médio em Citopatologia.

Ernane Lopes comemora mais uma conquista

“A emoção hoje é muito grande, pois é sempre gratificante alcançar mais uma conquista. Eu sou apaixonado pela Biologia, e a Citopatologia é o meu ramo. A nossa população é muito carente de diagnósticos, pois o nosso Estado é muito grande e com muitos interiores. É uma forma de abranger todo esse povo. Eu espero que a gente cumpra o nosso papel”, disse Ernane Lopes, técnico em Citopatologia.

Pesquisa e educação – “A nossa missão é oferecer o SUS com qualidade e profissionais cada vez mais qualificados. Todos nós que estamos aqui somos defensores do SUS, e por isso temos o dever de ofertar os serviços com alta qualidade e dando oportunidade de capacitar as pessoas por todo o Pará. Essa é uma grande meta do nosso governo: chegar aos 144 municípios sem deixar que alguns atendimentos fiquem concentrados na capital. Eu acredito que o caminho sempre será a pesquisa e a educação, e nós estamos no caminho certo. Todos os formandos estão de parabéns, e nós estamos muito orgulhosos com a trajetória que eles percorreram até aqui”, disse a secretária interina de Políticas Públicas para a Saúde, Carla Figueiredo.

A cerimônia também contou com a participação de Cristiane Ikeda, representante do Laboratório Central (Lacen); Michele Monteiro Sousa, representante da Coordenação de Oncologia da Sespa, e Denise Maria Loureiro Contente, coordenadora dos Cursos de Especialização Técnica de Nível Médio em Oncologia e de Técnico de Nível Médio em Citopatologia.

Texto: Caroliny Pinho/Sespa

Fotos: Bruno Cecim/Ag. Pará

Vejam mais fotos no link: https://agenciapara.com.br/noticia/39780/escola-tecnica-do-sus-forma-37-profissionais-em-oncologia-e-citopatologia