Sespa inicia a Semana do Servidor Público

Sespa inicia a Semana do Servidor Público

26/10/2021 Off Por Mozart Lira

A programação iniciou nesta terça-feira, no auditório do Nível Central da Sespa, em Belém

A Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), em comemoração ao dia do servidor público, celebrado no dia 28 de outubro, iniciou nesta terça-feira (25) a programação da Semana do Servidor Público, período que contará com diversas atividades em prol da saúde do servidor, além da realização da segunda edição dos Jogos Sespianos, de uma caminhada pelo Parque do Utinga e da exposição de fotos e poemas no hall do Nível Central da Secretaria, situada no bairro do Marco, em Belém.

Com toda a programação pensada pela Gerência de Atenção ao Trabalhador (GAT) da Diretoria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (DGTES) da Sespa, as atividades iniciaram com as boas vindas aos servidores, seguidas de palestras sobre educação financeira e a adoção das chamadas Práticas Integrativas e Complementares (Pics), já disponíveis no Sistema Único de Saúde (SUS), e que serão implantadas na Sespa em benefício aos servidores.

Durante a abertura da programação, a gerente de Atenção ao Trabalhador, Vaneuza Marques, deu detalhes sobre a programação. Segundo ela, as atividades foram cuidadosamente pensadas para proporcionar momentos de autocuidado e autoconhecimento. A diretora de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde da Sespa, Kelly Silveira, agradeceu o empenho dos mais de 9 mil servidores da Secretaria. “Todos são agentes estratégicos de solução para a saúde de todo o Estado”, destacou.

Na sequência, o professor do Programa de Extensão em Educação Financeira da Faculdade de Ciências Econômicas da Universidade Federal do Pará (Facecon/UFPA), Alexandre Damasceno, discorreu sobre aspectos da Educação Financeira, com ênfase no superendividamento e sua relação com a saúde mental. “A educação financeira tem uma proposta de educar para termos um melhor domínio sobre nossas finanças. Ajuda a esclarecer para um consumo sustentável e também possibilita as pessoas a pensarem no futuro e a pandemia tem nos deixado uma lição: de que é imprescindível rever nossos hábitos de consumo”, destacou.

O professor da UFPA, Alexandre Damasceno, discorreu sobre aspectos da Educação Financeira, com ênfase no superendividamento e sua relação com a saúde mental

No primeiro dia da programação da Semana do Servidor, foram oferecidos atendimentos em Auriculoterapia, que constitui uma parte importante da Medicina Tradicional Chinesa, sendo atualmente um ramo na especialidade da Acupuntura, e que consiste na estimulação mecânica de pontos específicos do pavilhão auricular, com a utilização de sementes, para aliviar dores e/ou tratar problemas físicos e psíquicos. Além disso, pode ajudar a diagnosticar doenças através da observação de alterações nestes pontos.

A Semana do Servidor continuará com a segunda caminhada Sespiana, que acontece nesta terça-feira, 27, no Parque do Utinga, seguida da “Tarde Pai D’Égua”, com videokê, aulão de dança e brincadeiras diversas no refeitório do Nível Central, a partir das 15 horas.

No dia 06 de novembro ainda acontece o segundo Jogos Sespianos, de 8 às 13 horas, na sede do Núcleo de Esporte e Lazer (NEL), situado na travessa Dom Romualdo de Seixas, 1215, no Umarizal, em Belém.

O secretário de Saúde do Pará, Rômulo Rodovalho, destaca a importância da realização dessas ações na Semana do Servidor como um dos compromissos do Governo do Pará de valorização da categoria, incluindo servidores comprometidos e dedicados na missão de bem servir ao público.

Fotos de José Pantoja (Ascom/Sespa).