Sespa inicia programação de acolhimento a novos servidores concursados
07/08/2024A Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) realizou, na manhã desta terça-feira (06), o primeiro momento do acolhimento institucional aos novos servidores aprovados no concurso público C-220, que integra o plano de aperfeiçoamento da prestação de serviços públicos do governo do Estado. A cerimônia de posse a 132 concursados foi realizada no auditório da Sespa, em Belém.
Desse total, 43 atuarão no Nível Central, em Belém; 08 no 1º Centro Regional de Saúde, também na capital, e os outros 79 nos demais Centros Regionais de Saúde.
Os servidores foram nomeados na edição extra do Diário Oficial do Estado, nº Nº 35.884, de 05 de julho deste ano. Desde então, cumpriram um cronograma estabelecido pela Sespa e pela Seplad a fim de serem submetidos à perícia médica, entrega da documentação digital e documentação física necessária para a posse.
Os novos servidores irão atuar nas cidades Belém, Santa Izabel, Castanhal, Capanema, Salinópolis, São Miguel, Barcarena, Breves, Santarém, Altamira, Marabá, Conceição do Araguaia e Cametá.
“São novos agentes administrativos, administradores, pedagogos, técnicos em enfermagem, técnicos em radiologia, enfermeiros e fisioterapeutas que estarão a serviço do Nível Central da Sespa, em Belém, e nos nossos Centros Regionais de Saúde localizados no interior do Estado”, disse a secretária de Estado de Saúde, Ivete Vaz, durante a cerimônia de acolhimento. “Com o decorrer dos anos há servidores que se aposentam, outros deixam o serviço na Secretaria e precisamos repor a mão de obra”, disse
Ao lado da titular da Sespa, estiveram também recepcionando os novos servidores o secretário adjunto de Gestão Administrativa, Edney Pereira, e o secretário adjunto de Gestão de Políticas de Saúde, Sipriano Ferraz.
“A convocação desses servidores vem num momento oportuno, pois nossa gestão quer ampliar os serviços, melhorar e aprimorar o que já ofertamos e por isso esses novos servidores são muito bem-vindos”, disse Edney Pereira.
Por sua vez, Sipriano Ferraz destacou que os candidatos passam, agora, a ocupar cargos de provimento efetivo, lotados na Sespa. “São profissionais que irão compor nossas equipes de saúde, levando cuidado, atenção e esperança às nossas comunidades. Com isso, garantimos a estabilidade e o compromisso desses profissionais com o serviço público, assegurando que o atendimento à população seja contínuo e de alta qualidade”, destacou.
Durante esse primeiro momento de acolhimento, a diretora de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde da Sespa, Kelly Silveira, conduziu uma série de apresentações aos novos servidores, que incluiu o organograma da Secretaria e breves pareceres de diretores da Sespa presentes na solenidade.
Após assinarem os termos de posse, os novos servidores voltarão para o segundo momento de acolhimento, na próxima segunda-feira, 12, quando receberão todas as orientações administrativas sobre o funcionamento da Secretaria, o estágio probatório, noções sobre o Regime Jurídico Único dos Servidores Públicos Civis da Administração Direta, das Autarquias e das Fundações Públicas do Estado do Pará (RJU) e o treinamento referente ao Processo Administrativo Eletrônico (PAE), visando à rotina de trabalho e aos fluxos do órgão.