Sespa lança programa que capacitará servidores para inserção da pessoa com Transtorno do Espectro Autista no trabalho

Sespa lança programa que capacitará servidores para inserção da pessoa com Transtorno do Espectro Autista no trabalho

18/03/2022 Off Por Mozart Lira

Fotos de José Pantoja (Ascom/Sespa)

A Secretaria de Estado de Saúde Pública, por meio da Coordenação Estadual de Políticas para o Autismo (Cepa), lançou nesta quinta-feira, 17, o programa Nortea Pará, com o objetivo de dar apoio à inserção de jovens e adultos com Transtorno do Espectro Autista (TEA) para o trabalho.

Secretário de Saúde do Pará, Romulo Rodovalho

Desenvolvido pela Cepa em parceria com o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae Pará), o programa inicialmente consiste na formação de 60 servidores públicos, entre profissionais de Recursos Humanos, gestores e técnicos, para serem replicadores da inclusão comprometidos em colaborar para que jovens e adultos com TEA tenham protagonismo social, autonomia e possam desenvolver suas potencialidades no mercado profissional.

A coordenadora estadual de Políticas para o Autismo, Nayara Barbalho, explica que em 2021 a Cepa criou um banco de dados para direcionar pessoas com autismo para o mercado de trabalho e detectou que o maior déficit nessa intermediação era na capacitação dos serviços para receber essas pessoas, seja eles de Recursos Humanos e outras referências de contratação.

“Então pensamos nesse projeto em parceria com o Sebrae no sentindo de proporcionar conhecimento adequado sobre o autismo para os setores de contratação de pessoal de todo o Estado”, relata Nayara, ao mencionar que o programa quer chamar a atenção para as qualidades das pessoas com Transtornos do Espectro do Autismo (TEA) como uma vantagem competitiva e como um meio para ajudá-los a encontrar trabalho.

Sandra Monauy, representante da Consolidar

A atividade será ministrada pelos instrutores da Consolidar Diversidade nos Negócios e será pontuada pela metodologia andragógica, que tem por fundamento a educação de adultos e, nesse contexto, em consideração os saberes já existentes do aluno, sejam eles culturais, sociais e históricos para – a partir disso, dar início e andamento ao ensino do adulto.

“Podemos nos sensibilizar também com a importância de uma oportunidade para quem tem o diagnóstico do Transtorno do Espectro Autista (TEA). Afinal, são pessoas que buscam uma chance de conviver em sociedade e têm direito de ganhar autonomia. E quando incluímos uma pessoa com TEA, estamos também incluindo a família dela, os amigos e toda uma história de vida”, explicou Sandra Monay, representante da Consolidar, em participação virtual ao vivo na cerimônia de lançamento do Nortea, ocorrida no auditório da Sespa, em Belém.

O curso lançado pelo Nortea será realizado no formato Ensino à Distância (EaD), com aulas interativas ao vivo, tendo a obrigatoriedade de acompanhamento com câmeras abertas para garantir a aprendizagem em tempos de distanciamento físico e tornar o processo de ensino mais humanizado.

Como forma de descentralizar o conhecimento relacionado ao tema, o curso nesta primeira etapa, abrangerá profissionais em 11 municípios do Estado: Belém, Santarém, Marabá, Castanhal, Breves, Parauapebas, Altamira, Bragança, Barcarena, Abaetetuba, Tucuruí.

A coordenadora estadual de Políticas para o Autismo, Nayara Barbalho, e Maria Carolina Lourenço, estudante de Psicologia, autista e estagiária da Defensoria Pública

Além disso, de maneira estratégica, o Programa Nortea Pará contemplará diferentes instituições do Estado que atuam diretamente na formulação de ações, projetos e políticas públicas inclusivas, na orientação e preparo às pessoas com deficiência (PcD) para o emprego apoiado e na oferta de vagas de trabalho para PcDs através dos concursos públicos e processos seletivos.

A formação continuada terá carga horária total de 65 horas, sendo dividida em aulas expositivas e interativas, com 20 horas totais, sendo 08 encontros de 2 horas e 30 minutos de duração; com mentoria (formato rodas de conversa), durante 6 horas totais, sendo 03 encontros de 2 horas; com workshop aberto, em até 2 horas e 30 minutos; estudo dirigido, com 16 horas e 30 minutos e produção e aplicação do plano de ação (PDA), por 20 horas.

As aulas acontecerão às terças e quintas, no horário de expediente do servidor, exceto feriados, sendo de 9:30 às 12:00, no período de março, os encontros para elaboração dos planos de ação e a aplicação prática se desenvolverá em abril.

O superintendente do Sebrae Pará, Rubens Magno

As mentorias, em formato de roda de conversa, acontecerão no horário de 09:30 às 11:30 no período de maio a junho de 2022. O workshop será aberto ao público, transmitido pelo Youtube da Secretaria de Estado de Saúde Pública no mês de junho de 2022, juntamente com a certificação dos cursistas.

O superintendente do Sebrae Pará, Rubens Magno, explica que a parceria com a Sespa é sensível à demanda das pessoas com TEA em busca de uma oportunidade de trabalho, mas pra que isso aconteça, a atitude requer sensibilidade, no sentido de viabilizar treinamentos de equipe, de forma a dar orientações sobre como agir, como manejar comportamentos, como dar consequência, como exigir um determinado tipo de tarefa, ou como dar instrução para saber como aquela tarefa deve ser cumprida – isso tanto para o colega de trabalho, quanto ao empregador. “Tudo isso para que se possa criar um contexto de trabalho, um ambiente adequado às pessoas com TEA desenvolverem suas funções”, destacou.

Maria Carolina Lourenço, que possui TEA e é acadêmica de Psicologia, há quase um ano estagia na Defensoria Pública do Pará, considera a parceria entre Sespa e Sebrae promissora. “A iniciativa vai ajudar ainda mais a inserir os autistas no mercado de trabalho. Quando entrei na Defensoria, sabia que tinha minhas particularidades, mas nunca achei que isso pudesse por em risco o andamento do trabalho. Muito pelo contrário:  prevaleceu a vontade de ajudar os outros e continuar aprendendo”, disse.

O secretário de Saúde do Estado, Rômulo Rodovalho, lembra que esse novo programa faz parte de uma série de ações da Política Estadual de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista, lançada há dois anos pelo governo do Estado. “É inovador e vai promover conhecimento, transformação e valorização da pessoa com TEA como agente transformador no mercado de trabalho, por meio da qualificação de servidores que atuarão para que isso ocorra”, afirmou.

O titular da Sespa também anunciou que o atendimento a pessoas com TEA no Pará está, aos poucos, sendo descentralizado a todo o Estado por meio da implantação gradativa de outros Núcleos de Atendimento Transtorno do Espectro Autista (Natea) em policlínicas do governo estadual. “Além do Natea do CIIR, em Belém, nós já estamos com projetos para outros núcleos em municípios do Estado, como Capanema e em Tucuruí. E daqui a alguns dias estaremos retomando com as obras do Centro Especializado de Transtorno do Espectro Autista, em Belém”, destacou.

Participaram da mesa de abertura do lançamento do Nortea o secretário adjunto de Gestão de Políticas de Saúde, Sipriano Ferraz e a presidente do Tribunal de Contas do Município (TCM), conselheira Mara Barbalho da Cruz. Também estiveram presentes na cerimônia representantes das Universidades Federais do Pará (UFPA) e Rural da Amazônia (UFRA) e da Defensoria Pública do Pará.