HGT orienta usuários e acompanhantes contra a dengue

HGT orienta usuários e acompanhantes contra a dengue

18/03/2022 Off Por Roberta Vilanova

Orientação contra a dengue no Hospital de Tailândia

A gestão do Hospital Geral de Tailândia (HGT) mantém a política de levar informações para prevenção de doenças junto a colaboradores, usuários e acompanhantes. No primeiro trimestre deste ano, o Grupo de Trabalho de Humanização (HGT) está com foco na campanha em combate à dengue, transmitida pelo mosquito Aedes aegypti.

Nesta quinta, 17, a enfermeira do Centro Cirúrgico, Emanuele Cupini, ministrou palestras abordando as causas e como evitar a doença. A atividade de saúde pública contou com a entrega de panfleto educativo.

Entre as pessoas beneficiadas pela ação de educação em saúde, a usuária Lúcia Costa, de 32 anos, disse que a abordagem feita é de fundamental importância, neste momento climático, onde o inverno amazônico proporciona intensas chuvas, inclusive, em Tailândia.

“Aderir à campanha é fundamental porque o ambiente está propicio, por isso, temos que nos manter informados e prevenir esta doença. A dengue mata. Então, é importante divulgar o máximo possível, para que possamos evitá-la. O HGT está de parabéns pela iniciativa”, pontuou a microempresária.

De acordo com dados da Secretaria de Saúde Pública (Sespa), o Pará fechou o ano de 2021 com um aumento de 52,80% de casos da doença em comparação ao ano de 2020, resultado que apontou a necessidade de a população manter as medidas preventivas de combate ao mosquito Aedes aegypti.

Técnica do HGT entrega panfletos educativos

Entretanto, ainda segundo a pasta, o primeiro Informe Epidemiológico de 2022 sobre a dengue, apontou uma queda de 45,38% nas primeiras seis semanas, ou seja, são 201 casos confirmados contra 368 no mesmo período do ano passado.

Desses 201 anunciados, 197 são de dengue e três de dengue com sinais de alarme e um caso de dengue grave. Ainda há 1.106 casos em estado de investigação pela Vigilância Epidemiológica. Em compensação, não houve nenhum óbito por dengue. A ação de Combate à Dengue segue por todo este mês no HGT.

Estrutura – Com 51 leitos, o HGT dispõe de assistência de média complexidade garantida por uma equipe multidisciplinar que oferece as especialidades de Clínica Médica, Cirurgia Geral, Pediatria, Ginecologia/Obstetrícia, Ortopedia/Traumatologia, Radiologia, Anestesiologia e Cardiologia.

SERVIÇO: – O HGT é um órgão do Governo do Pará, administrado pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). A unidade hospitalar fica na avenida Florianópolis, S/N, no bairro Novo. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (91) 3752.3121.

Texto: Pallmer Barros/HGT

Fotos: Divulgação