Sespa leva campanha “Novembro Azul” à ilha do Combu

10/11/2021 Off Por Mozart Lira

Nesta quarta-feira, 10, as coordenações de saúde do homem e saúde bucal da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) realizaram, em parceria com a Secretaria de Saúde de Belém (Sesma), ação educativa voltada à população masculina da ilha do Combu.

A intenção é integrar este grupo ao movimento Novembro Azul, lembrando que os ilhéus têm prestado serviços a um público cada vez maior de Belém, que busca usufruir a calmaria de um lugar bucólico, sem ter que percorrer longa distância.

Portanto, foi o momento certo dos profissionais de saúde avaliarem as condições de vida de homens, que estão muito próximos do centro urbano. Durante a ação, foi também entregue aos homens o kit de higiene dental pela equipe de Saúde Bucal da Sespa. “São orientações sobre cuidados com a dentição, por meio de palestras educativas e preventivas, ensinando a correta escovação, a importância das consultas semestrais e alertando para a alta incidência de câncer de boca”, explica Alessandra Amaral, coordenadora de Saúde Bucal da Sespa.

A ação ocorreu na Unidade Básica de Saúde do Combu, onde foram oferecidas ofereceu consultas médicas e odontológicas, serviços de Enfermagem, autoteste de HIV, vacinação e distribuição de preservativos. Na ocasião, a Sespa levou orientações em palestra sobre a saúde integral do homem, abordando temas, como a importância de adotar hábitos saudáveis na rotina.

Programação – Ao longo do mês, os profissionais que compõem a Coordenação Estadual de Saúde do Homem da Sespa atenderão a convites de instituições públicas e privadas para ministrar oficinas sobre a Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem.

O coordenador estadual de Saúde do Homem, Diego Cutrim, explica que a Sespa também está engajada em uma série de atividades alusivas à campanha durante o mês, como ações educativas em órgãos públicos e escolas; ações educativas em parceria com o TerPaz e UsiPaz; webinários; ação de saúde para a população ribeirinha da ilha do Combu e o Dia D no Hospital Regional Abelardo Santos, com palestra e oferta de serviços. Ainda durante o mês, em Belém, serão ofertados pela Poli Metropolitana 25 consultas por dia (de segunda à sexta) aos homens.