Sespa participa da ‘Caminhada Down’ na Praça Batista Campos neste domingo, 24

24/03/2024 Off Por Roberta Vilanova

Caminhada foi alusiva ao Dia Internacional da Síndrome de Down

Neste domingo, 24, a Praça Batista Campos, em Belém, foi palco da emocionante e inclusiva “Caminhada Down”. A Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), por meio da Coordenação Estadual da Pessoa com Deficiência (Ceped), participou do evento para celebrar o Dia Internacional da Síndrome de Down, comemorado em 21 de março.

Desde as 8h de hoje, 24, familiares, amigos e a comunidade se reuniram para participar dessa ação de conscientização e inclusão. Além de promover o reconhecimento das pessoas com Síndrome de Down, a Sespa ofereceu uma variedade de serviços, incluindo a imunização contra COVID-19, HPV, tétano e difteria, além da tríplice viral para prevenção do sarampo, caxumba e rubéola. Testes rápidos para detecção precoce de doenças infecciosas, como HIV, sífilis, hepatite B e C, também foram realizados durante o evento.

Sespa apoiou o evento com serviços de vacinação e testes rápidos para a comunidade

Mirley Borges, psicóloga da Coordenação Estadual da Pessoa com Deficiência (CEPED), ressaltou o compromisso da Sespa em estar presente oferecendo serviços para a comunidade e garantindo acessibilidade a todos.

“Trouxemos uma gama de serviços que temos disponíveis para a comunidade. Nosso objetivo é estar mais próximo do público, garantindo acessibilidade a todos, especialmente em eventos como este, que reúnem pessoas de diversos lugares, inclusive de fora de Belém. Estamos comprometidos com essa parceria em todos os eventos que promovem a acessibilidade.” Destacou Mirley.

Gratidão – Ao final do evento, os organizadores expressaram sua gratidão pela participação e apoio de todos, destacando o compromisso contínuo em trabalhar pela construção de uma sociedade mais inclusiva e igualitária.

“A Caminhada Down é uma marcha pela acessibilidade, onde entidades e indivíduos se unem para reivindicar direitos e dignidade. É uma oportunidade de educar a sociedade sobre quem somos e nossos direitos. Agradeço a todos por fazerem parte deste movimento de transformação”, disse André Bastos, Coordenador e Presidente da Caminha Down.

Entidades ee indivíduos reivindicam direitos e dignidade às pessoas com síndrome de Down

Essa caminhada é fundamental para desmistificar estereótipos sobre pessoas com deficiência, proporcionando exemplos inspiradores de jovens que levam vidas autônomas e felizes.

“O tema deste ano, “Abraçando a Diversidade, Combatendo Estereótipos”, reforça o compromisso em não julgar o potencial de alguém com base em sua deficiência, transmitindo uma mensagem de inclusão e respeito à sociedade.” disse Andréa Miranda, Diretora do Núcleo Amazônico de Acessibilidade, Inclusão e Tecnologia da UFRA.

A “Caminhada Down” não apenas proporcionou integração e socialização, mas também promoveu uma reflexão profunda sobre a importância da inclusão e do respeito às pessoas com Síndrome de Down.

Texto e fotos:  Bianca Botelho/Sespa