Sespa participa de ação que atendeu comunidades no Acará

Sespa participa de ação que atendeu comunidades no Acará

26/02/2022 Off Por Mozart Lira

Entre os dias 21 e 24 de fevereiro de 2022, o município de Acará foi contemplado com uma ação de saúde e cidadania, promovida pela articulação entre Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), Comunidades Quilombolas e Ribeirinhas do Baixo Acará (Goiabal, Baiaquara, Itacoã e Jacarequara, além das comunidades de entorno destas citadas), Universidade Federal do Pará (UFPA), Polícia Civil e Secretarias de Educação e de Assistência Social de Acará.

Durante os 04 dias de atividades foram realizados mais de 300 atendimentos médicos com clínico geral, pediatria e ginecologia; 1.072 exames (incluindo hemogramas, bioquímicos, tipagem sanguínea, VDRL, fezes e urina, IST’S, parasitologia e testes de antígeno).

Além disso, foram distribuídos ainda 200 kits de higiene bucal, mais de 500 kits de máscara e álcool em gel, mais de 500 medicamentos dispensados e disponibilizadas 250 emissões de carteiras de identidade.

Segundo Tatiany Peralta, a ação fortaleceu ainda mais a relação entre os órgãos envolvidas e as comunidades quilombolas. “A medida proporcionou atendimento de qualidades às populações tradicionais dentro das próprias comunidades. Nossa sensação como governo é de dever cumprido com essas comunidades, que têm o direito constitucional à saúde”, destacou.