Graesp entrega vacinas contra a Covid-19 em Altamira, Conceição do Araguaia e Cametá

26/02/2022 Off Por Roberta Vilanova

O apoio do Graesp é fundamental na logística de distribuição de vacinas para regiões mais distantes

O Grupamento Aéreo de Segurança Pública (Graesp), vinculado à Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), realizou na manhã deste sábado (26) mais uma entrega de vacinas contra a Covid-19 para o interior do Estado. Os imunizantes tiveram como destino os municípios de Altamira, Conceição do Araguaia e Cametá, sedes do 10°, 12º e 13° Centros Regionais de Saúde (CRS), para atendimento dos municípios que compõem cada centro regional.

Desde o início da campanha de vacinação, o Graesp realiza o transporte logístico em menos de 24 horas dos imunizantes que o Pará recebe do Ministério da Saúde. A ação do Grupamento Aéreo apoia a logística montada pela Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), órgão responsável pela distribuição das doses.

Foram entregues 29.460 doses, sendo 7.020 da Pfizer, para o 10° Centro que fica em Conceição do Araguaia, na região Sul; 18.630 doses da Pfizer, Oxford/AstraZeneca e Coronavac/Sinovac para o 12° Centro Regional de Saúde, que fica em Altamira (Oeste), e 3.810 da Pfizer e Janssen para o 13° CRS, em Cametá (Baixo Tocantins).

Para o transporte dos imunizantes foram utilizadas duas aeronaves – Guardião 13, que fez o transporte para Altamira, e Guardião 07, para os municípios de Conceição do Araguaia e Cametá.

Planejamento – Assim que a demanda é enviada pela Sespa, o Graesp organiza o planejamento operacional e dá seguimento às ações. O coordenador de Operações, coronel Silvio Feitosa, informa que “toda demanda que a Sespa nos apresenta, nos esforçamos para cumpri-la. Demandas de distribuição de vacinas, insumos e equipamentos, nós nos esmeramos para realizar e dar cumprimento”.

Além da sede, Altamira, o 10º Centro Regional de Saúde é composto por oito municípios, enquanto o 12° CRS atende Conceição do Araguaia e outros 14 municípios, e o 13° CRS, com sede em Cametá, atende mais quatro municípios. As doses serão integradas às programações municipais de imunização.

O secretário de Estado de Saúde Pública, Rômulo Rodovalho, convoca a população a completar a imunização contra a Covid-19. “Esteja atento à chamada do seu município para se dirigir até o posto mais próximo. Importante é não deixar de se vacinar e tomar a dose de reforço, se ainda não fez”, reiterou o titular da Sespa.

Texto: Ascom/Segup

Foto: Bruno Cecim/Ag.Pará