Sespa promove ação de saúde no Ver-o-Peso, na reabertura da loja Arte pela Vida

Sespa promove ação de saúde no Ver-o-Peso, na reabertura da loja Arte pela Vida

11/02/2023 Off Por Roberta Vilanova

No total, foram realizados, durante toda a manhã, 534 atendimentos

A Secretaria de Estado de Saúde Pública do Pará (Sespa) promoveu, neste sábado (11), ações de saúde em um caminhão colocado em frente ao Mercado de Carne “Francisco Bolonha”, no complexo do Ver-o-Peso, em Belém.

“A maior importância de estar em espaços como aqui é que nos permite alcançar uma população que não consegue ter acesso a serviços de saúde em horários comerciais, pois estão trabalhando. São pessoas que saem muito cedo e chegam muito tarde e então são os serviços de saúde que precisam vir até elas e essa é a oportunidade perfeita”, disse a diretora de Vigilância em Saúde da Sespa, Ana Paula Reis.

A ação fez parte da programação de reinauguração da loja sustentável Arte Pela Vida, da organização não governamental de mesmo nome que trabalha em prol das pessoas que vivem com HIV/AIDS no Pará e está com espaço no segundo piso do Mercado de Carne.

“Essa foi a nossa primeira ação de Carnaval também. Nosso principal objetivo com as nossas ações e, em especial a programação de hoje, é trazer para o Ver-o-Peso esse olhar para a saúde com cuidado e acolhimento e principalmente por que aqui acaba sendo uma área de pessoas em vulnerabilidade”, disse Francisco Vasconcellos, que é coordenador do Arte Pela Vida.

População teve acesso a testes gratuitos de HIV, sífilis e hepatites virais

A ação levou testagem gratuita de HIV, sífilis e hepatites virais, vacina contra Covid-19, HPV e tríplice viral, além de orientações sobre serviços de saúde e exames. No total foram realizados durante toda a manhã 534 atendimentos. Um dos interessados que buscou vacinação foi o administrador Joselb Sampaio, que está com as vacinas contra a Covid-19 em dia e tomou a vacina a tríplice viral.

“É muito importante ter ações assim, principalmente em um sábado. Nos ajuda bastante porque hoje não estamos trabalhando, então é possível atualizar a vacina de forma tranquila”, ele disse.

Também foi ofertada vacina contra covid-19, HPV, sarampo, rubéola e caxumba

Segunda a coordenadora do Programa Saúde por todo Pará da Sespa, Marilda Braga, ações em feiras são eficazes, pois conseguem chegar em pessoas que não frequentam Unidades Básicas de Saúde e por isso estão mais expostas.

“Por aqui passam milhares pessoas de todas as idades. Então o nosso público-alvo é toda a pessoa que não pode ir no dia a dia a uma UBS, é o usuário que vem fazer a feira, é o feirante, ou seja, é qualquer pessoa que esteja por aqui. Temos altos índices de contaminação por HIV em Belém, especialmente de 20 a 34 anos, por isso é tão importante a informação e a prevenção, pois essa é uma doença tratável”, afirmou.

Texto e fotos: Caroliny Pinho/Sespa