Programa de Ensino do Hospital Abelardo Santos integra estudantes de medicina

11/02/2023 Off Por Roberta Vilanova

No ano de 2022, 3 mil alunos de cursos técnicos e superior passaram pela unidade

Para dar as boas-vindas aos alunos de medicina, que serão integrados ao Programa de Integração de Ensino e Serviço, o Hospital Regional Dr. Abelardo Santos (HRAS), no distrito de Icoaraci, em Belém, promoveu uma programação de ambientação para os novos internos, ao longo desta semana. Cerca de 30 alunos, que fazem parte de instituições públicas e privadas de ensino conveniadas com a maior unidade hospitalar da Rede Pública do Estado, participaram do evento.

Profissionais da unidade apresentaram as políticas, os fluxos e o funcionamento do Hospital. Além disso, durante o evento, os estudantes puderam conhecer uma parte das instalações, os serviços oferecidos pela unidade e o perfil de atendimento do HRAS.

Acolhimento – Luis Vinicius Costa, de 22 anos, que está cursando o décimo primeiro semestre de medicina, da Universidade Estadual do Pará (UEPA), achou a iniciativa um diferencial dentro da unidade. “Fiquei bastante contente com a recepção, de todos os hospitais que eu já passei esse foi o que as pessoas foram mais atenciosas nas boas-vindas e na introdução ao ambiente. Estou com grandes expectativas de iniciar na urgência e emergência e poder aprender e vivenciar a prática”, confessou.

A aluna Ana Luiza Cardoso, de 22 anos, do Centro Universitário- Unifamaz, que já teve uma primeira experiência no Abelardo Santos, quando cursou o nono semestre, agora está retornando, no décimo primeiro período, destacou a importância da fala das diretorias. “Além do aprendizado, ter um olhar mais humano relacionado à profissão é essencial, como mencionado pela diretoria”, comentou.

Ensino – Para o diretor técnico do Abelardo Santos, Paulo Henrique Ataíde, que também faz parte do time preceptores, o Programa proporciona uma troca mútua entre estudantes e profissionais, além de desenvolver as habilidades dos alunos. “Ensinar pessoas, estar junto e aprender com eles também, é algo enriquecedor. Nos empenhamos diariamente para que o Abelardo Santos se torne um hospital referência em ensino e pesquisa na nossa região. É nessa troca de conhecimento todos são beneficiados com a aprendizagem e qualificação”, enfatizou o médico.

O plano dos estágios obrigatórios e não obrigatórios é definido através de um planejamento pedagógico entre o HRAS e as cada uma das unidades educacionais. Apesar do grande número, todos os protocolos de segurança são feitos para assegurar a integridade dos futuros profissionais. Atualmente, a unidade hospitalar segue vários parâmetros de um hospital-escola, como a sua infraestrutura, com salas de aula e laboratórios.

Programa – A analista do Departamento de Ensino e Pesquisa (DEP) do Abelardo Santos, Keliane Reis, ressalta que o programa tem como objetivo a interação do ensino e serviço no campo de estágio do HRAS. A carga horária e as especialidades são feitas pelas instituições de ensino. No ano de 2022, 3 mil alunos de curso técnico e superior passaram pela unidade.

“A ambientação é o momento em que o aluno vai conhecer as pessoas chaves da instituição, os serviços que são disponibilizados, e podem esclarecer as dúvidas sobre o que fazer e o que não fazer durante o período que estarão conosco”, acrescentou Keliane.

Infraestrutura – O Hospital Abelardo Santos conta com três salas de aula, um espaço de estar para os estudantes e mais salas de aula nos andares. Além disso, em 2023, o DEP conta uma enfermeira exclusiva no setor. “Nosso intuito é incentivar e apoiar pesquisas e pesquisadores dentro do HRAS, na busca do desenvolvimento científico e tecnológico, priorizando a produção cientifica”, frisou Brenda Tanielle, enfermeira do DEP.

O diretor geral do Regional Abelardo Santos, Jean Cleber, reforçou que a unidade mantém uma infraestrutura diferenciada para acolher esses estudantes. “Nossa unidade possui equipamentos de ponta e, ainda, contamos com profissionais extremamente qualificados. Essa infraestrutura diferenciada vem contribuir com a formação dos estudantes que circulam no HRAS”, elencou o gestor.

Serviço: As instituições com interesse em participar do Programa de Integração de Ensino e Serviço, do Hospital Regional Dr. Abelardo Santos, podem entrar em contato com o Departamento de Ensino e Pesquisa (DEP), no segundo bloco do prédio anexo ao Hospital.

Texto: Ascom/HRAS