Sespa promove atualização na Assistência ao Pré-Natal e Emergências Obstétricas

Sespa promove atualização na Assistência ao Pré-Natal e Emergências Obstétricas

16/03/2022 Off Por Roberta Vilanova

Principais Intercorrências no Pré-Natal, Gravidez, Parto e Puerpério será um dos temas abordados

A Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) informa que ainda há 40 vagas para o Curso de Atualização na Assistência ao Pré-Natal e Emergências Obstétricas, organizado pela Escola Técnica do SUS (ETSUS) em parceria com a Coordenação Estadual de Saúde da Mulher. A iniciativa quer qualificar profissionais dos 144 municípios paraenses, que atuam na assistência à mulher na Atenção Primária e em maternidades.

Segundo a coordenadora estadual de Saúde da Mulher, Nicolli Mendes, o Pacto pela Redução da Mortalidade Materna tem propiciado o fortalecimento da linha de cuidado materno e infantil nos três níveis de assistência, com ações direcionadas para identificar as principais fragilidades do pré-natal, melhorando as boas práticas de parto e nascimento.

“O curso é mais uma estratégia para qualificar os profissionais de saúde que atuam diretamente na assistência a gestantes e puérperas, tanto no pré-natal na Atenção Primária quanto no manejo de urgências obstétricas com a finalidade de reduzir a mortalidade materna”, explicou Nicolli Mendes.

Tendo como público alvo, profissionais com atuação no Sistema Único de Saúde (SUS), os objetivos específicos são: atualizar os profissionais de saúde em temas referentes ao cuidado materno do pré-natal ao puerpério com ênfase nas principais patologias que causam morte materna; treinar profissionais para atuação nas principais emergências obstétricas; e fomentar discussão sobre territorialização, rede de atenção à saúde e linha de cuidado materna infantil.

Com carga horária de 30 horas, o curso abordará os seguintes temas: “Prevenção e Controle do Câncer de Colo do Útero”, ministrado pela enfermeira e mestre em Gestão em Saúde Fátima Bastos; “Política de Atenção Integral à Saúde da Mulher”, pela enfermeira especialista em Ginecologia e Obstetrícia Nicolli Mendes; “Emergências Obstétricas”, “Principais Intercorrências no Pré-Natal, Gravidez, Parto e Puerpério”  e “Classificação de Risco Gestacional”, todos ministrados médica ginecologista e obstetra, Laises Braga Vieira.

O curso será de 21 a 25 de março, no Instituto Estadual de Educação do Pará (IEEP), dividido em duas turmas de 50 alunos em dois turnos. Os interessados ainda podem se inscrever até o dia 18 de março. O edital está disponível no site da ETSUS, acesse aqui.

SERVIÇO: O IEEP fica na rua Gama Abreu, 224, na confluência da avenida Serzedelo Corrêa com a Presidente Vargas, no bairro da Campina, em Belém.

Texto: Roberta Vilanova/Sespa

Foto: Ascom/Santa Casa