Novo programa capacitará servidores para inserção da pessoa com Transtorno do Espectro Autista no trabalho

Novo programa capacitará servidores para inserção da pessoa com Transtorno do Espectro Autista no trabalho

16/03/2022 Off Por Mozart Lira

A Secretaria de Estado de Saúde Pública, por meio da Coordenação Estadual de Políticas para o Autismo (Cepa), lança nesta quinta-feira, 17, o programa Nortea Pará, de apoio à inserção de jovens e adultos com Transtorno do Espectro Autista (TEA) para o trabalho. A cerimônia acontecerá no auditório da Sespa, em Belém, a partir das 10 horas.

Desenvolvido pela Cepa em parceria com o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae Pará), o programa consiste, neste primeiro momento, na formação de 60 servidores públicos, entre profissionais de Recursos Humanos, gestores e técnicos, para serem replicadores da inclusão comprometidos com a implementação de práticas fundamentadas no respeito às diferenças e no compromisso de tornar ambientes de trabalho mais inclusivos, no sentido de colaborar para que jovens e adultos com TEA  tenham protagonismo social, autonomia e possam desenvolver suas potencialidades no mercado profissional.

A coordenadora estadual de Políticas para o Autismo, Nayara Barbalho

Para a coordenadora estadual de Políticas para o Autismo, Nayara Barbalho, o programa é de vanguarda no Pará. “Como política pública intersetorial, não poderíamos deixar de olhar para esse público no sentindo de proporcionar conhecimento adequado sobre o autismo para os setores de contratação de pessoal de todo o Estado. Até porque lidamos com dados estarrecedores da Organização das Nações Unidas, os quais indicam que 80% das pessoas com TEA no mundo estão fora do mercado de trabalho”, explica, ao mencionar que o programa quer chamar a atenção para as qualidades das pessoas com Transtornos do Espectro do Autismo (TEA) como uma vantagem competitiva e como um meio para ajudá-los a encontrar trabalho.

A atividade será ministrada pelos instrutores da Consolidar Diversidade nos Negócios, instituição referência em capacitação e que atua desde 2001 no mercado contribuindo com a mudança de olhar e com a humanização das relações no ambiente corporativo, por meio do aprimoramento e co-construção de Programas de Diversidade e Inclusão.

A formação desses agentes de multiplicação será pontuada pela metodologia andragógica, que tem por fundamento a educação de adultos e, nesse contexto, em consideração os saberes já existentes do aluno, sejam eles culturais, sociais e históricos para – a partir disso, dar início e andamento ao ensino do adulto.

O curso será realizado no formato Ensino à Distância (EaD), com aulas interativas ao vivo, tendo a obrigatoriedade de acompanhamento com câmeras abertas para garantir a aprendizagem em tempos de distanciamento físico e tornar o processo de ensino mais humanizado.

Como forma de descentralizar o conhecimento relacionado ao tema, o curso nesta primeira etapa, abrangerá profissionais em 11 municípios do Estado: Belém, Santarém, Marabá, Castanhal, Breves, Parauapebas, Altamira, Bragança, Barcarena, Abaetetuba, Tucuruí.

Além disso, de maneira estratégica, o Programa Nortea Pará contemplará diferentes instituições do Estado que atuam diretamente na formulação de ações, projetos e políticas públicas inclusivas, na orientação e preparo às pessoas com deficiência (PcD) para o emprego apoiado e na oferta de vagas de trabalho para PcDs através dos concursos públicos e processos seletivos.

A formação continuada terá carga horária total de 65 horas, sendo dividida em aulas expositivas e interativas, com 20 horas totais, sendo 08 encontros de 2 horas e 30 minutos de duração; com mentoria (formato rodas de conversa), durante 6 horas totais, sendo 03 encontros de 2 horas; com workshop aberto, em até 2 horas e 30 minutos; estudo dirigido, com 16 horas e 30 minutos e produção e aplicação do plano de ação (PDA), por 20 horas.

As aulas acontecerão às terças e quintas, no horário de expediente do servidor, exceto feriados, sendo de 9:30 às 12:00, no período de março, os encontros para elaboração dos planos de ação e a aplicação prática se desenvolverá em abril.

O secretário de Saúde do Estado, Rômulo Rodovalho

As mentorias, em formato de roda de conversa, acontecerão no horário de 09:30 às 11:30 no período de maio a junho de 2022. O workshop será aberto ao público, transmitido pelo Youtube da Secretaria de Estado de Saúde Pública no mês de junho de 2022, juntamente com a certificação dos cursistas.

O secretário de Saúde do Estado, Rômulo Rodovalho, lembra que esse novo programa faz parte de uma série de ações da Política Estadual de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista, lançada há dois anos pelo governo do Estado. “É inovador e vai promover conhecimento, transformação e valorização da pessoa com TEA como agente transformador no mercado de trabalho, por meio da qualificação de servidores que atuarão para que isso ocorra”, afirmou.

 

Fotos: arquivo Agência Pará.