Sespa promove evento para mulheres que desempenham o papel de cuidadoras

Sespa promove evento para mulheres que desempenham o papel de cuidadoras

09/03/2024 Off Por Roberta Vilanova

Evento reuniu mulheres que desempenham o crucial papel de cuidadoras

No intuito de reconhecer e apoiar as mulheres que desempenham o nobre papel de cuidadoras, neste sábado (9), a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), através da Coordenação Estadual de Políticas para o Autismo (CEPA), organizou o evento “Cuidar para incluir: um olhar para a saúde do cuidador”.

O evento proporcionou uma oportunidade única para discutir e abordar os desafios enfrentados por essas mulheres dedicadas, reconhecendo a importância vital do seu papel na sociedade.  Foi o que a Coordenadora de Políticas para o Autismo da Sespa, Nayara Barbalho enfatizou, “Existe uma pesquisa científica que diz, que 70% das famílias de pessoas com deficiência, as mulheres, estão sozinhas. E isso é um dado que a gente verifica no nosso dia a dia também, o quanto que essas mulheres estão adoecidas e precisam de atenção. Então, nada mais do que no mês da mulher a gente levar essa conscientização, fazer um evento para essas mulheres, para que elas se sintam acolhidas, para que elas conheçam a sua rede de atendimento, de saúde.” Destacou Nayara.

Programação contou com palestras e oficinas

Durante as quatro horas de programação, foram realizados diálogos construtivos sobre práticas de autocuidado, coffee break, alertas sobre a saúde de familiares/cuidadores e reflexões sobre as dimensões sociais, físicas, emocionais e familiares envolvidas no ato de cuidar.

Cuidado- Cuidar mas também se sentir cuidada, é o que Elane, uma mãe dedicada fala sobre a sua experiência única na criação de uma criança atípica e a importância vital de se sentir cuidada.

“Eu acho que é um momento muito importante a gente saber que tem pelo menos um dia da qual os focos se voltam para a mulher, principalmente as mães atípicas” disse Elane Oliveira, empreendedora.

Além da importância de se sentir cuidada, Elane também fala sobre os aprendizados diários que tem por ser mãe e cuidadora de uma criança autista.

“No dia a dia de um autista, o nosso aprendizado é contínuo, porque eles nos fazem enxergar coisas que antes a gente não enxergava, os pequenos detalhes, nos faz ter mais atenção, não só em relação a eles mesmos, mas também em relação a nós, é maravilhoso ser mãe de autista.” Destacou.

A formação e acolhimento oferecidos durante o evento visaram fortalecer a cultura do cuidado feminino e criar uma rede de apoio sólida para as cuidadoras.

O evento “Cuidar para Incluir” marcou um passo significativo na promoção da saúde integral dessas mulheres e contribuiu para fortalecer uma sociedade mais consciente e solidária.

Texto e fotos : Bianca Botelho/Sespa