Sespa promove evento sobre humanização na rede de saúde do Pará

14/09/2023 Off Por ASCOM

Com o objetivo de fortalecer o Sistema Único de Saúde (Sus), reforçar a garantia de direitos do usuário e do profissional de saúde e aprimorar a gestão participativa, ocorreu na manhã desta quinta-feira, dia 14, o “Encontro de Compartilhamento do Planejamento dos Coletivos de Humanização”. O evento foi promovido pela Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), em seu auditório central, em Belém.

A programação foi acompanhada por membros de Comissões de Humanização de diversas instituições do estado, como as de hospitais da rede estadual, das Unidades de Referência Especializada (UREs), das câmaras técnicas de urgência e emergência da rede hospitalar, da rede de atenção psicossocial, além da ouvidoria do nível central da Sespa e do Núcleo de Planejamento em Saúde (Nisplan) da Secretaria.

O evento é um desdobramento de uma reunião realizada no mês de agosto que reuniu esses profissionais para debater ações realizadas no primeiro semestre desse ano. Na dinâmica dessa quinta-feira, foram criados subgrupos entre os participantes para debater questões relacionadas à humanização no atendimento ao usuário do Sus, como a melhora na escuta do paciente, no atendimento e no ambiente de trabalho do profissional de saúde.

Segundo Guilherme Martins (foto abaixo), Coordenador Estadual de Humanização da Sespa, além de debater as ações passadas, o encontro serviu para planejar o futuro: “Conversamos sobre as iniciativas pensadas para este segundo semestre, dando nossas contribuições no que consideramos mais importante no objetivo de implementar ações de humanização dentro dos serviços”, declarou.

Fotos: José Pantoja (Ascom/Sespa)

O coordenador citou o Projeto Terapêutico Singular (PTS), o acolhimento de pacientes com classificação de risco, a ambiência, a Clínica Ampliada como principais dispositivos e diretrizes que foram debatidas pelas Comissões de Humanização nesta quinta-feira, com o objetivo final de promover um Sus mais humano e de qualidade no estado do Pará.

Texto: Edilson Teixeira (Ascom/Sespa)