Cepa e ETSUS alinham eixo formativo do futuro Cetea

Cepa e ETSUS alinham eixo formativo do futuro Cetea

14/09/2023 Off Por Mozart Lira

Fotos: José Pantoja (Ascom/Sespa)

A Coordenação Estadual de Políticas para o Autismo (Cepa) e a Escola Técnica do SUS do Pará realizaram, nesta quarta-feira (13), uma reunião de alinhamento visando o eixo formativo a ser implantado no futuro Centro Especializado em Atendimento do Autismo (Cetea), que deverá ser inaugurado em breve, em Belém.

O debate girou em torno da formação pedagógica, que é pré-requisito obrigatório aos profissionais docentes da instituição e reunirá, também, informações sobre a dinâmica da ETSUS e conteúdos que sobre as políticas públicas para o autismo que vem sendo implantadas pela Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) nesses últimos quatro anos.

O momento ocorreu no auditório da ETSUS. “Esse é o passo inicial para o trabalho que será desenvolvido com essa parceria firmada e a nossa escola entrou nesse eixo formativo do CETEA, com a previsão de qualificar pelo menos 1.200 profissionais de saúde por ano sobre os aspectos específicos sobre o Transtorno do Espectro Autista”, destacou a diretora da ETSUS, Elizeth Braga.

A coordenadora da Cepa, Nayara Barbalho, destacou que no CETEA haverá vários cursos permanentes de capacitação a partir de sua entrega, que poderão ser frequentados por acadêmicos, familiares e acompanhantes de pessoas com autismo. Embora vinculado ao governo estadual, profissionais de saúde dos municípios, da federação e da iniciativa privada poderão participar das formações. “O Pará é o pioneiro de políticas para esta comunidade no momento em que está prestes a intensificar a formação profissional na área, com a inauguração do CETEA”, destacou.

Ainda na abertura das atividades da formação, a rotina de funcionamento da ETSUS foi destacado pela gerente pedagógica da Unidade, Pamela Santana, e pelo diretor financeiro Osmar Neves.