Sespa promove homenagem alusiva ao Dia Internacional da Mulher

Sespa promove homenagem alusiva ao Dia Internacional da Mulher

08/03/2022 Off Por Mozart Lira

Fotos: José Pantoja (Ascom/Sespa)

As celebrações pelo Dia Internacional da Mulher na sede do nível central da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), em Belém, começaram com um cerimonial de boas vindas e música ao vivo a cada servidora logo na entrada do prédio.

Na abertura do evento, a assistente social Aristolina Araújo foi homenageada pelos 51 anos de serviços prestados à Sespa

Para marcar a data, houve também uma programação com palestra e mesa redonda com temas vinculados à saúde feminina, organizada no auditório da Secretaria pela Diretoria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde, por meio da Gerência de Atenção ao Trabalhador (GAT).

A mesa de abertura do evento teve a presença do secretário de Estado de Saúde Pública, Rômulo Rodovalho; do secretário adjunto de Gestão Administrativa, Ariel Sampaio; do secretário adjunto de Políticas de Saúde, Sipriano Ferraz; da diretora de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde da Sespa, Kelly Silveira;  da diretora de Políticas de Atenção Integral à Saúde da Sespa, Laena Reis; da diretora técnica, Carla Figueiredo; da diretora administrativa e financeira, Denise Silva; da diretora de Desenvolvimento de Redes Assistenciais em exercício, Andréa Pompeu; da diretora de Vigilância Sanitária, Milvea Carneiro; da coordenadora do Fundo Estadual de Saúde (FES), Josiete Leão, e da gerente da GAT, Vaneuza Miranda.

Celebração foi realizada no auditório da Sespa

Na abertura do evento, a assistente social Aristolina Araújo foi homenageada pelos 51 anos de serviços prestados à Sespa: é a mais antiga servidora da Secretaria em atividade. Para a platéia de colegas, destacou que ser mulher nos dias atuais é preciso ter sempre coragem, força e fé. “Estar no dia a dia, atendendo toda a população, é um serviço necessário, mas que precisa ter um olhar de garra, com inteligência, amor, de mulher, pois são nos momentos de dificuldade que mais precisamos desses elementos”, disse.

Putira Sacuema, da Coordenação Estadual de Saúde Indígena e de Populações Tradicionais; Patrícia Martins, coordenadora de Atenção Oncológica da Sespa, e a psicológa Amanda Almeida

Durante a cerimônia, o secretário de Saúde do Pará, Rômulo Rodovalho, reforçou a importância da participação feminina no órgão e se declarou feliz com a história de vida de Aristolina. “São mulheres com essa trajetória que edificam, constroem, amam, acolhem e abraçam a saúde no Pará. A elas e a todas as demais mulheres, que conduzem o mundo com carinho e afeto, o nosso reconhecimento”, destacou.

Para o secretário adjunto de Gestão Administrativa, Ariel Sampaio, a força das mulheres no desempenho de suas funções na Sespa está num patamar de excelência. “E isso é fundamental para uma gestão como a nossa, focada em resultados, ou seja, na eficiência do gasto e da prestação de serviços que beneficiam a população”, salientou.

“Que nessa data simbólica, as mulheres da Sespa tenham um dia mais que especial, pois todo dia devemos exaltar o ser mais repleto de amor que existe. E o amor é o sentimento mais valioso e puro existente. Minha gratidão a vocês que diariamente estão fazendo a diferença na Saúde Pública do Estado”, complementou.

O secretário adjunto de Políticas de Saúde, Sipriano Ferraz, destacou também o trabalho de cada servidora da Sespa. “Queremos ressaltar a importância e o merecimento desta data. Todas as servidoras que atuam na Secretaria são representantes fundamentais na prestação dos serviços públicos de saúde ao Pará”, disse.

Um dos destaques da programação do Dia da Mulher foi a palestra com o tema “Saúde Integrativa e Sexualidade”, com a enfermeira Michele Monteiro, da Coordenação Estadual de Atenção Oncológica

Um dos destaques da programação do Dia da Mulher foi a palestra com o tema “Saúde Integrativa e Sexualidade”, com a enfermeira Michele Monteiro, da Coordenação Estadual de Atenção Oncológica, e Klaudia Sadala, psicóloga da Gerência de Atenção ao Trabalhador (GAT) da Sespa.

Na sequência, foi realizada a mesa redonda com o tema “Relacionamento Saudáveis”, com a participação da psicóloga Amanda Almeida; do professor Eric Alvarenga, representando a Coordenação de Saúde do Homem; o médico Helio Franco, da Coordenação de Saúde da Mulher; Patrícia Martins, coordenadora de Atenção Oncológica da Sespa, e Putira Sacuema, da Coordenação Estadual de Saúde Indígena e de Populações Tradicionais.

A homenagem pelo Dia Internacional da Mulher contou com atrações musicais

A coordenadora estadual de Atenção Oncológica, Patrícia Martins, declarou que a data não poderia passar em branco. “Nossas colaboradoras são todas merecedoras dessa homenagem. E, nesse mês, além do Dia da Mulher, também estamos no ‘Março Lilás’, em que trabalhamos a prevenção do câncer de colo uterino”, lembrou.

Regida por Flávio Silva, a apresentação do coral “Sespa em canto” fechou a programação de homenagens às servidoras da Sespa.

Fotos: José Pantoja (Ascom/Sespa)