Governo promove ação de cidadania para trabalhadoras e frequentadoras do Ver-o-Peso

08/03/2022 Off Por Roberta Vilanova

Primeira dama Daniela Barbalho acompanhou as ações oferecidas pelas carretas do TerPaz

Para homenagear o Dia Internacional da Mulher, o Governo do Pará, por meio da Secretaria Estratégica de Articulação da Cidadania (Seac), realizou nesta terça-feira (08), no Mercado Ver-o-Peso, em Belém, a ação “Mulher – Valorização e Cidadania das Mulheres”. Com diversos serviços oferecidos por quatro carretas do Projeto ”TerPaz – Formação Profissional”, a iniciativa foi voltada às comerciantes e visitantes do Ver-o-Peso.

A primeira-dama do Estado, Daniela Barbalho, acompanhou as atividades de cada carreta. Segundo ela, “é muito importante a valorização da mulher. Por isso, a gente trouxe um mix de serviços, como atendimento à saúde, estética, gastronomia e informática, e nada melhor do que estar dentro da feira do Ver-o-Peso, comendo nosso peixe frito, feito pelas nossas boieiras. É com muita satisfação que o governo do Estado se faz presente, através desta ação, porque as pessoas querem isso, querem ser vistas, valorizadas e querem um governo presente, trazendo melhorias e qualidade de vida para a nossa gente”.

Titular da Seac, Ricardo Balestreri

“Nós estamos aqui celebrando tudo isso, com as nossas carretas do TerPaz, em um local tão referencial e tão estratégico, do ponto de vista da cultura do Pará, que é o Ver-o-Peso, que não é apenas uma referência nacional e internacional em termos de turismo e comércio popular, mas também uma referência no sentido da organização popular. As carretas estão aqui, em parceria com os diversos movimentos locais do Ver-o-Peso, e fazendo sua estreia. Um momento muito significativo, não só pelo Dia da Mulher, mas também por essa parceria com as organizações populares de comerciantes e feirantes que atuam aqui no mercado”, destacou o titular da Seac, Ricardo Balestreri.

Serviços de estética aumentam a autoestima da mulher

Em outras regiões – Em breve, os serviços e cursos profissionalizantes irão chegar a outras regiões do estado. “Cada carreta tem a possibilidade de ofertar atividades como essas, de atender diretamente a população, mas também de oferecer cursos profissionalizantes. Este é o principal objetivo do projeto: formar pessoas profissionalmente, tanto nessas quatro carretas que estão aqui, da saúde, da estética, da informática e da gastronomia, quanto nas outras duas, da refrigeração e engenharia civil, que vão circular por toda Belém e em outras cidades do Pará”, informou o diretor do Projeto TerPaz Formação Profissional, Haelton Costa.

Carretas do TerPaz levaram ações de cidadania para quem estava na maior feira livre da América Latina

A ação contou com apoio das secretarias de Estado de Cultura (Secult), de Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Profissional e Tecnológica (Sectet) e de Saúde Pública (Sespa).

“Hoje, a procura foi bem intensa. Desde cedo, as mulheres estão nos procurando com os seus filhos, e homens também estão participando. Nós divulgamos bastante esse evento, entregamos panfletos, falamos da importância de cuidar da saúde. E a gente trouxe os serviços conforme a demanda da população. Para esta ação, estamos com clínico geral, ginecologistas, dentistas, além de vacinação e triagem com enfermagem. Estamos também com as coordenações da Mulher, Oncológica e de Saúde Bucal, levando a prevenção, escovação e entrega de kits. É uma gama de serviços da saúde que apresentamos com qualidade, mas principalmente com muito amor, que é a marca do governo do Estado”, explicou a coordenadora da Sespa no TerPaz, Alessandra Amaral.

Alessandra Amaral, coordenadora da Sespa no TerPaz

Saúde – A comerciante Valéria Regina tem um quiosque de comidas no Ver-o-Peso e aproveitou o atendimento de saúde. “Eu estava precisando muito de uma consulta, mas não tinha tempo por estar trabalhando no meu quiosque. Com essa ação aqui no mercado eu consegui, e foi rapidinho. Achei ótimo!”, afirmou.

Já a dona de casa Sérgia Santos estava de passagem e já ficou para a ação. “Eu desci aqui no Ver-o-Peso, vi essa ação e fiquei. Fiz uma consulta médica e estou aguardando um encaminhamento para fazer uns exames. Gostei muito dessa ação”, garantiu.

Culinária – Na carreta da Gastronomia, as boieiras do Ver-o-Peso foram convidadas a preparar alguns pratos regionais. “É muito gratificante pra gente essa oportunidade de divulgar o nosso trabalho, de incentivar as boieiras, que estão todos os dias aqui, na batalha. Isso nos fortalece demais. Eu só tenho a agradecer”, disse a comerciante Aldilene Sarmento.

Atendimento em odontologia

Autoestima – Elas aproveitaram também o “momento para cuidar da beleza”, como definiu a dona de casa Lindalva de Souza. “Eu já queria mudar o visual, deixar ele mais curto. Fiquei feliz em participar dessa ação aqui no Ver-o-Peso. Vou passar o Dia da Mulher bonita, com novo visual”, disse Lindalva.

A autônoma Josivânia da Silva também aproveitou os serviços da carreta da Estética. “Eu só tenho a agradecer ao governo do Estado por essa iniciativa que está promovend, hoje, para nós mulheres. Que isso venha se repetir várias vezes. É muito gratificante. Acabei de fazer uma escova e hidratação para ficar ainda mais linda”, declarou Josivânia.

Texto: Paulo Garcia/Seac

Fotos: Marcelo Seabra/Ag. Pará