
Sespa realiza seminário visando a erradicação da malária no Estado
24/11/2022A Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) está realizando hoje, 23, e amanhã, 24, em seu auditório central, o “1º Seminário Regional em Alusão Ao Dia da Malária Nas Américas”. O evento é considerado um pontapé inicial da elaboração do Novo Plano Estadual de Eliminação da Malária, que visa erradicar a doença no Pará até 2035.
O plano foi proposto pelo Ministério da Saúde, que realizou durante o ano de 2022 uma série de oficinas com representantes de todos os estados. Nestes dois dias de programação do evento da Sespa, coordenadores estaduais e pesquisadores de universidades replicarão os conhecimentos adquiridos nas oficinas.
Estão participando do ciclo de palestras representantes dos municípios paraenses e dos treze Centros Regionais de Saúde. São gestores municipais, diretores de endemia, diretores de vigilância em saúde, agentes de endemias, coordenadores de malária e representantes do Laboratório Central do estado do Pará.
Segundo Paoola Vieira, Coordenadora Estadual do Programa de Malária da Sespa, o evento terá como saldo a elaboração de programas de erradicação da doença de todos os 144 municípios do estado: “Contamos com a participação de profissionais de todas as regiões do estado, além de membros dos Centros Regionais, que levarão conhecimento para as cidades que não puderam mandar representantes para a programação. É um evento muito importante para o combate desta doença endêmica no nosso estado”, declarou.
Entre os temas a serem abordados no ciclo de palestras e debates no seminário estão: a interferência humana no meio ambiente e o risco da malária; apresentação de casos exitosos que ajudaram a reduzir ou eliminar a malária em locais do estado do Pará; manejo clínico e tratamento da malária; novos tipos de abordagem terapêutica da doença; e a vigilância da malária no Estado.
Texto: Edilson Teixeira (Ascom/Sespa)
Fotos: Matheus Miranda (Ascom/Sespa)