CIIR recebe pela segunda vez o Selo Verde de sustentabilidade do Instituto Chico Mendes

CIIR recebe pela segunda vez o Selo Verde de sustentabilidade do Instituto Chico Mendes

24/11/2022 Off Por Roberta Vilanova

Usuários e colaboradores comemoram reconhecimento pelas ações sociais ambientais

As boas práticas de preservação ao meio ambiente, que já fazem parte da cultura organizacional do Centro Integrado de inclusão e Reabilitação (CIIR), levaram a instituição a conquistar o reconhecimento nacional do Selo Verde, pela segunda vez, na categoria Ação Socioambiental Responsável, concedido pelo Programa de Certificação pelo Compromisso com a Responsabilidade Socioambiental (PROCERT) Selo Verde Chico Mendes, do Instituto Internacional de Pesquisas e Responsabilidade Socioambiental (INPRA) Chico Mendes. O certificado foi entregue esta semana em um evento em São Paulo, celebrando título inédito em instituição da área da saúde pública do Governo do Pará ao Centro de Reabilitação, que também está entre as três únicas  instituições de saúde pública do País com este selo.

O Instituto Chico Mendes é uma organização brasileira que atua, desde 2004, em prol da sustentabilidade e pioneira no quesito Certificação Socioambiental no Brasil. O uso do Selo Verde sinaliza para usuários e acompanhantes que a instituição é ambientalmente correta, economicamente viável e socialmente justa.

Para o secretário de saúde da Sespa, Rômulo Rodovalho, é motivo de orgulho receber o prêmio Selo Verde, do Instituto Socioambiental como o Chico Mendes, que realiza um trabalho sério, responsável e que valoriza instituições que se preocupam com o meio ambiente. “Isso indica que estamos no caminho certo e também nos mostra a importância e a necessidade de ações voltadas para a área da sustentabilidade. Sabemos do nosso compromisso e também da grande responsabilidade que é administrar a saúde no estado, mas não podemos deixar de conciliar o desenvolvimento com a preservação do meio ambiente”, pontuou o secretário.

O certificado foi entregue esta semana em um evento em São Paulo

Sustentável – Durante a solenidade de entrega do certificado, o CIIR foi representado pela diretora Administrativa e Financeira, Claudete Quintino que esteve acompanhada da Coordenadora de Apoio e presidente da Comissão de Sustentabilidade do CIIR, Luciana Rocha.

A gestora não esconde a satisfação pela segunda conquista deste reconhecimento nacional. “O CIIR possui uma gestão responsável e sustentável que faz parte dos nossos valores organizacionais e o selo vem agregar mais  um valor positivo em nossas estratégias para preservação do meio ambiente, através das propostas desenvolvidas por  nossa Comissão de Sustentabilidade, que tem proporcionado aos nossos colaboradores, usuários e acompanhantes atitudes  mais conscientes e de respeito à vida para as gerações futuras e à preservação do meio ambiente”, comentou Claudete, ao estender seus agradecimentos ao apoio do Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa).

Maria Luciana Fonseca, 41, mãe do usuário, Abrahão Fonseca da Silva, de 10 anos

Entre os beneficiados pelas ações de sustentabilidade do CIIR está Maria Luciana Fonseca, 41, mãe do usuário, Abrahão Fonseca da Silva, de 10 anos, que recebe atendimento no Núcleo de Atendimento Transtorno do Espectro Autista (Natea), há três anos. A dona de casa não poupa elogios à assistência oferecida pelo CIIR. “Aqui sempre tem ações e a gente participa. Já pude levar para casa um pouco da produção de hortaliças e legumes da horta e outras plantas do Jardim Sensorial. Meu quintal hoje é mais florido, depois que passei a ganhar mudas de plantas daqui, onde recebo também orientações para preservação do meio ambiente. Só gratidão”, destaca.

Ela complementa que, enquanto os filhos estão em terapia, as mães ou responsáveis aproveitam o tempo para participar das diversas atividades desenvolvidas no Centro. “Outras mães do Natea, com quem tenho contato, também têm esse mesmo sentimento”, assegurou Maria, levando em suas mãos três mudas de flores para o cultivo. Enquanto ela ganhava a muda de planta e concedia essa entrevista, seu filho estava em terapia.

A certificação decorreu da análise do projeto “ECO CIIR”, que reúne uma série de ações d

ECO CIIR – De acordo com Luciana Rocha, a certificação decorreu da análise do projeto “ECO CIIR”, que reúne uma série de ações de sustentabilidade, já integradas na cultura organizacional de qualidade da instituição que é referência da assistência de média e alta complexidade às Pessoas com Deficiência (PcD) física, visual, auditiva e intelectual, de todas as faixas etárias no Pará. Com isso, a gestão garante a diminuição de custos, promoção do desenvolvimento humano, valorização da imagem junto aos seus stakeholders, dentre outros aspectos.

Sobre a oportunidade de sua participação na cerimônia da entrega física do certificado Selo Verde, a profissional ressalta que as ações desenvolvidas pela Comissão de Sustentabilidade significam a preservação do meio ambiente e a implantação de práticas sustentáveis que vão garantir o futuro para as próximas gerações.  “Esse prêmio é o reconhecimento de muito trabalho que só reforça que estamos no caminho certo com apoio da gestão, a Comissão de Sustentabilidade é a grande responsável por esse trabalho e garante a implantação e continuidade das ações propostas. Estas, já integradas na cultura organizacional de qualidade da Instituição. Agradeço imensamente ao CIIR por possibilitar a realização dessas ações. Sinto-me honrada em representar e fazer parte dessa história”.

Rejane Xavier, diretora executiva do CIIR

Para a diretora Executiva do CIIR, Rejane Xavier, a manutenção da certificação Selo Verde, do Instituto Chico Mendes, valoriza a garantia da qualidade de vida no planeta, por meio da preservação e do cuidado integral com o meio ambiente que envolve toda espécie de vida. “Como instituição, temos a grande responsabilidade de incentivar atitudes sustentáveis. Parabenizo toda equipe por mais esta conquista”.

O CIIR funciona na Rodovia Arthur Bernardes, 1000. Mais informações: (91) 4042-2157/58/59.

Texto: Vera Rojas/CIIR

Fotos: Divulgação