Sespa reforça estratégia de repescagem de vacinação contra a Covid-19

27/08/2021 Off Por Roberta Vilanova

Municípios devem buscar novas estratégias para avançar na vacinação

A cada chegada de vacinas contra a Covid-19 ao Pará, a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) tem orientado os municípios a adotarem estratégias que contemplem também prosseguir com a repescagem gradativa do público adulto que perdeu a data de vacinação, seja por meio de buscas ativas ou por adoção de métodos de agendamento pela internet e telefone.

“Na medida em que a vacinação atende idades em que a população é mais numerosa, a tendência é que pessoas acabem ficando sem se vacinar, por isso, nossa recomendação é que as secretarias municipais de saúde, que aplicam as doses enviadas pela Sespa, intensifiquem estratégias para resgatar esse público e atingir o maior número possível de vacinados”, orienta o secretário de Saúde do Pará, Rômulo Rodovalho.

Nesse sentido, a repescagem poderá reduzir ainda mais a hospitalização e a mortalidade por Covid-19, além de evitar uma possível sobrecarga do sistema de saúde, o que implica necessariamente em continuar resgatando a vacinação de pessoas com maior risco de desenvolver tais quadros, o que ocorre, em regra, nas faixas etárias mais elevadas, quando comparadas com pessoas mais jovens.

Embora alguns municípios já tenham iniciado a vacinação de crianças e adolescentes de 12 a 17 anos com comorbidades e deficiência permanente, o diretor de Vigilância em Saúde da Sespa, Denilson Feitosa, orienta que é importante que as secretarias municipais de saúde reservem períodos bem determinados no calendário de vacinação para imunizar a população de faixas etárias represadas, como determina o Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19.  “Essas medidas podem ser veiculadas de várias formas, desde os meios de comunicação e até pelas redes sociais”, explica.

De acordo com dados do Vacinômetro da Sespa, atualizados até 25 de agosto deste ano, a vacinação contra a Covid-19 para a população acima de 18 anos já atingiu o percentual de 52,95% para a primeira dose e 30,09% para a segunda aplicação. As estatísticas variam conforme atualização feita pelos municípios. Na plataforma, o público pode também consultar as porcentagens de metas alcançadas entre os grupos populacionais que já estão sendo vacinados.

Até o momento, o Pará já recebeu 70 remessas de vacina contra a Covid-19 enviadas pelo Ministério da Saúde, totalizando, até esta sexta-feira (26), 8.195.930 doses de imunizantes, das quais 2.498.310 são da CoronaVac/Sinovac; 3.674.300 da Oxford/AstraZeneca; 1.884.870 da Pfizer e 138.450 da Janssen.

A cada remessa que chega em Belém, a equipe técnica da Sespa sempre trabalha para agilizar a distribuição e entrega das doses aos Centros Regionais de Saúde, que repassam às prefeituras em todas as regiões. Desde a chegada da primeira remessa de vacinas ao Estado, o envio das doses é feito por vias terrestre, aérea e fluvial, com o apoio da Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup).

Texto: Mozart Lira/Sespa
Foto: Ag. Pará