Sespa sedia capacitação profissional em Avaliação de Tecnologia em Saúde

Sespa sedia capacitação profissional em Avaliação de Tecnologia em Saúde

11/09/2023 Off Por ASCOM

O Pará está sediando nesta semana, de 11 a 15 de setembro, uma capacitação profissional em novas tecnologias de saúde para profissionais de toda a região norte. O evento está ocorrendo no auditório central da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa).

Trata-se de uma programação voltada para representantes de Secretarias Estaduais de Saúde dos sete estados da Região Norte e visa aproximar estes profissionais de novas tecnologias de saúde, aumentando a capacidade técnica e aprimorando os serviços realizados e pelas Secretarias de Saúde.

A capacitação está sendo ministrada por Elene Nardi, coordenadora do curso de avaliação do núcleo de tecnologia da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e é promovida pelo Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) em parceria com o Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi-Sus) e o Hospital Moinhos de Vento, do Rio Grande do Sul.

Marina Petrasi, pesquisadora e representante do Proadi na programação, explicou a origem do projeto de capacitação: “Foi um projeto demandado pelo Conass e pelo Ministério da Saúde para realizar oficinas para os servidores nos estados em relação à avaliação de tecnologias em saúde. Trata-se de uma questão muito frequente no contexto atual e foi diagnosticado que existia uma demanda de capacitação dentro das Secretarias de Saúde. Realizamos primeiro uma programação online e agora estamos realizando uma presencial. A ideia é que com isso a gente consiga também auxiliar na formação dos núcleos de avaliação de tecnologia em saúde dentro das secretarias. Assim ajudaremos a ter um direcionamento do que precisa no lugar certo, no paciente certo e no momento certo”, afirmou.

A diretora do Departamento Estadual de Assistência Farmacêutica (Deaf) da Sespa, Tatiana Gurjão, falou sobre a importância da realização do evento no estado: “O Pará foi escolhido para receber essa capacitação da Região Norte. É de suma importância que nós da Sespa sermos os anfitriões desta programação. Discutiremos novas tecnologias, de que formas elas agem, quais as perspectivas para os pacientes, novos medicamentos utilizados, entre outros vários temas que irão alavancar o conhecimento dos profissionais aqui presentes”, declarou. Segundo a diretora, a capacitação também servirá para a criação de um núcleo de avaliação em tecnologia em saúde na Sespa.