Sespa sensibiliza a população na 22ª Semana de Vacinação nas Américas

24/04/2024 Off Por Roberta Vilanova

‘Proteja o Futuro: Vacine-se’ é o tema da Semana de Vacinação nas Américas deste ano

No contexto da 22ª Semana de Vacinação nas Américas (SVA), que ocorre de 20 a 27 de abril, a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) chama, mais uma vez, a atenção da população paraense para a importância de manter atualizado o calendário vacinal de toda a família, começando pelas crianças.

Com o tema “Proteja o Futuro: Vacine-se”, a SVA é promovida pela Organização Pan-Americana de Saúde (Opas) para conscientizar a população sobre a importância do uso de vacinas para proteger pessoas de todas as idades contra doenças evitáveis e ressaltar que a imunização é amplamente reconhecida como uma das intervenções de saúde mais bem sucedidas e econômicas do mundo.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), os esforços globais de imunização salvaram pelo menos 154 milhões de vidas – ou o equivalente a seis vidas a cada minuto de cada ano – nos últimos 50 anos. A grande maioria das vidas salvas (101 milhões) foi de crianças.

Vacina oral contra a poliomielite está disponível em todas as unidades de saúde

Conforme a OMS, “o estudo científico mostra que a imunização é a maior contribuição entre as intervenções de saúde para garantir que os bebês não apenas vejam seus primeiros aniversários, mas continuem levando vidas saudáveis até a idade adulta”.

Das vacinas estudadas pela OMS em conjunto com diversas instituições científicas, a contra o sarampo foi a que teve o impacto mais significativo na redução da mortalidade infantil, respondendo por 60% das vidas salvas devido à imunização.

Assim, com a finalidade de fortalecer as ações de imunização em todo o planeta é que a OMS, juntamente com o Unicef e outras instituições, lança, na 13ª Semana Mundial da Imunização (24 a 30 de abril), a Campanha “Humanamente Possível”.

Com essa certeza é que o governo do Estado do Pará, por meio do Programa Saúde na Escola (PSE) vai realizar, de 02 de maio a 02 de junho, a Campanha de Vacinação nas Escolas, que será desenvolvida pela Sespa em parceria com a Secretaria de Estado de Educação (Seduc) e Conselho de Secretários Municipais de Saúde (Cosems), já que as Secretarias Municipais de Saúde são as responsáveis pela execução das ações de vacinação nos municípios.

Jaíra Ataíde, coordenadora estadual de Imunizações

Nas escolas – O objetivo da Campanha é transformar o estudante em porta-voz da importância das vacinas para suas famílias e resgatar a cobertura vacinal, principalmente das vacinas contra a poliomielite, HPV, sarampo e meningites causadas pelos meningococos dos tipos ACWY.

Segundo a coordenadora estadual de Imunizações, Jaíra Ataíde, entre os adolescentes, a vacina contra o papilomavírus humano (HPV) é uma das que mais preocupa as autoridades sanitárias porque continua com a cobertura baixa desde que foi inserida no Calendário Nacional de Vacinação há dez anos.

Conforme os dados da Sespa, atualmente a vacina contra o HPV está com as seguintes coberturas por faixa etária: 10 anos (35%), 11 anos (43%), 12 anos (46%), 13 anos (35%) e 14 anos (54%).

“Então, com a Vacinação nas Escolas, esperamos combater as fake news, ter porta-vozes sobre a importância da vacinação e elevar a cobertura vacinal em 10% de cada grupo etário, aplicando 150 mil doses da vacina contra o HPV”, disse a coordenadora estadual.

Serviço: o lançamento da Campanha de Vacinação nas Escolas será no dia 03 de maio, no auditório do Colégio Estadual Visconde de Souza Franco.

Texto: Roberta Vilanova/Sespa

Foto: Bruno Carachesti e Marco Santos/Ag. Pará