Policlínica Metropolitana orienta sobre cuidados para saúde dos olhos

Policlínica Metropolitana orienta sobre cuidados para saúde dos olhos

25/04/2024 Off Por Roberta Vilanova

Oftalmologia é uma das especialidades oferecidas pela Policlínica Metropolitana

Prevenção, diagnóstico precoce e tratamento correto das doenças oculares, são as palavras-chaves do Abril Marrom, campanha de saúde que tem como objetivo reduzir a incidência de casos de problemas visuais.

O oftalmologista da Policlínica Metropolitana, em Belém, Pedro Lins, destaca que o principal foco dessa conscientização é a prevenção da cegueira e da deficiência visual por meio de consultas regulares ao médico oftalmologista.

O especialista explica que as doenças relacionadas à visão podem se apresentar de várias formas. Em algumas, na fase inicial, a perda pode acontecer de forma gradativa, já em alguns tipos de doenças pode acontecer de forma rápida.

“E também é importante que a população saiba que muitas doenças oftalmológicas são silenciosas, não geram dor e nem baixa visão. E a principal forma de identificar e prevenir as doenças é a ida regular ao médico oftalmologista”, ressaltou.

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), 80% das causas de deficiência visual podem ser prevenidas ou tratadas. Em adultos as principais causas de cegueira são a catarata, o glaucoma, a degeneração macular relacionada à idade ( DMRI) e a diabetes.

Na Policlínica Metropolitana, administrada pelo Instituto Social e Ambiental da Amazônia (ISSAA), em parceria com a Secretária de Estado de Saúde Pública (Sespa), são atendidos adultos e crianças, de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h. Mas a Policlínica Metropolitana não funciona em regime porta-aberta. O usuário deve passar por uma unidade de saúde municipal e ser regulado pelo Estado.

Os exames e consultas são agendados também por meios eletrônicos, pelo WhatsApp (91) 98521-5110 ou e-mail agendamento.polimetropolitana@issaa.org.br. É necessário ter em mãos os documentos de identificação, o cartão do SUS (Sistema Único de Saúde) e o comprovante de residência.

Texto: Ascom/Policlínica Metropolitana

Fotos: Alexa Ribeiro/Ag. Pará