Solenidade marca o lançamento da campanha “Novembro Azul”
04/11/2022Com o slogan “Te cuida, maninho”, a campanha “Novembro Azul” de 2022 foi oficialmente lançada pela Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) em solenidade ocorrida nesta sexta-feira, 04.
A oportunidade serviu para abordar a saúde masculina de forma integral, desde a prevenção à hipertensão e diabetes, como também ao incentivo pelo diagnóstico precoce do câncer de próstata e a abordagem de temas, como a importância do pré-natal do parceiro como estratégia de autocuidado, a prevenção das infecções sexualmente transmissíveis (IST) e das doenças crônicas não transmissíveis (DCNT), a preparação para o exercício da paternidade responsável, saúde mental e a redução de violência doméstica.
O slogan adotado para a campanha deste ano é uma forma de reforçar a importância de considerar as especificidades regionais no processo de expansão da Política de Atenção Integral à Saúde do Homem no Pará. “O intuito é, por meio de ações educativas, promover o autocuidado como forma de reduzir as elevadas taxas de morbimortalidade masculina. O câncer de próstata, alvo de muitas dúvidas e de interesse da sociedade como um todo, poderá ser discorrido, mas juntamente com outros temas de igual importância”, explica o coordenador de Saúde do Homem da Sespa, Diego Cutrim.
Na solenidade de abertura ocorrida no auditório da Sespa, o titular da Secretaria, Rômulo Rodovalho, destacou que a campanha deve persistir nas estratégias de convencimento, a fim de incentivar os homens sobre a importância da prevenção e do tratamento adequado para cada doença diagnosticada. “A prevenção e a importância do cuidado com sua própria saúde devem ser de novembro a novembro”, destaca.
Para o secretário adjunto de Políticas Sociais de Saúde, Sipriano Ferraz, o significado do Novembro Azul vai além do câncer de próstata, justamente, pelo fato do homem ser mais avesso às questões de saúde. “A campanha é para quebrar tabus e estimular o homem a viver mais e com qualidade de vida, exercendo o hábito da prevenção. Dessa forma, contamos muito com a sensibilização aos profissionais de saúde para acolher e receber homens na atenção primária e secundária”, explica.
Pelas estatísticas do Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde (DataSUS), que reúne dados inseridos por todos os municípios brasileiros, entre 1º de janeiro e 30 de agosto deste ano foram registradas 84.477 internações masculinas no Pará – pessoas maiores de 20 anos. As principais causas foram por causas externas (21.475), como acidentes, como esfaqueamentos, traumatismos e envenenamentos; doenças do aparelho digestivo (11.298); doenças infecciosas e parasitárias (10.077); doenças do aparelho circulatório (8.411) e doenças do respiratório (8.169).
Em 2020, dados do Sistema de Informação sobre Mortalidade (SIM), do DataSUS, as doenças infecciosas e parasitárias lideraram o ranking de mortes de homens no Pará, com 6.180 óbitos; seguidas por doenças do aparelho circulatório (5.860); causas externas (4.412); doenças do aparelho respiratório (3.454) e cânceres (2.628).
Durante a solenidade, a coordenadora de Atenção Oncológica da Sespa, Patrícia Martins, fez um panorama sobre câncer em homens, cujo mais prevalente no Pará é o de próstata, que já somou 162 casos só entre janeiro e 15 de outubro deste ano, seguido pelo de estômago, com 78 novas ocorrências registradas no mesmo período.
Em função desse cenário, a Sespa recomenda que é preciso intensificar as mobilizações a partir dos agentes comunitários de saúde, para aproximar a população masculina dos serviços de saúde mantidos pelos municípios e criar um vínculo com aqueles que, em geral, apresentam forte resistência antes de procurar assistência médica.
Programação – Ao longo do mês, os profissionais que compõem a Coordenação Estadual de Saúde do Homem da Sespa estarão engajados em uma série de atividades, como ações educativas em canteiros de obras; oficinas nos Centros Regionais de Saúde; ações educativas e marcação de consultas nas atividades do TerPaz e das Usinas da Paz e o Dia D no Mercado do Ver-o-Peso, neste sábado (05), em Belém, com oferta de consultas, testagens, vacinação e palestras, numa ação em parceria com o TerPaz. A campanha da Sespa conta também com o apoio da Quanta Engenharia e Sest-Senat.