Solenidade marca o lançamento da campanha “Novembro Azul”

04/11/2022 Off Por Mozart Lira

Solenidade aconteceu no auditório da Sespa, em Belém. Fotos de José Pantoja (Ascom/Sespa)

Com o slogan “Te cuida, maninho”, a campanha “Novembro Azul” de 2022 foi oficialmente lançada pela Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) em solenidade ocorrida nesta sexta-feira, 04.

A oportunidade serviu para abordar a saúde masculina de forma integral, desde a prevenção à hipertensão e diabetes, como também ao incentivo pelo diagnóstico precoce do câncer de próstata e a abordagem de temas, como a importância do pré-natal do parceiro como estratégia de autocuidado, a prevenção das infecções sexualmente transmissíveis (IST) e das doenças crônicas não transmissíveis (DCNT), a preparação para o exercício da paternidade responsável, saúde mental e a redução de violência doméstica.

O slogan adotado para a campanha deste ano é uma forma de reforçar a importância de considerar as especificidades regionais no processo de expansão da Política de Atenção Integral à Saúde do Homem no Pará. “O intuito é, por meio de ações educativas, promover o autocuidado como forma de reduzir as elevadas taxas de morbimortalidade masculina. O câncer de próstata, alvo de muitas dúvidas e de interesse da sociedade como um todo, poderá ser discorrido, mas juntamente com outros temas de igual importância”, explica o coordenador de Saúde do Homem da Sespa, Diego Cutrim.

Na solenidade de abertura ocorrida no auditório da Sespa, o titular da Secretaria, Rômulo Rodovalho, destacou que a campanha deve persistir nas estratégias de convencimento, a fim de incentivar os homens sobre a importância da prevenção e do tratamento adequado para cada doença diagnosticada. “A prevenção e a importância do cuidado com sua própria saúde devem ser de novembro a novembro”, destaca.

Secretário de Saúde do Pará, Rômulo Rodovalho

Para o secretário adjunto de Políticas Sociais de Saúde, Sipriano Ferraz, o significado do Novembro Azul vai além do câncer de próstata, justamente, pelo fato do homem ser mais avesso às questões de saúde. “A campanha é para quebrar tabus e estimular o homem a viver mais e com qualidade de vida, exercendo o hábito da prevenção. Dessa forma, contamos muito com a sensibilização aos profissionais de saúde para acolher e receber homens na atenção primária e secundária”, explica.

O secretário adjunto de Políticas Sociais de Saúde, Sipriano Ferraz

Pelas estatísticas do Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde (DataSUS), que reúne dados inseridos por todos os municípios brasileiros, entre 1º de janeiro e 30 de agosto deste ano foram registradas 84.477 internações masculinas no Pará – pessoas maiores de 20 anos. As principais causas foram por causas externas (21.475), como acidentes, como esfaqueamentos, traumatismos e envenenamentos; doenças do aparelho digestivo (11.298); doenças infecciosas e parasitárias (10.077); doenças do aparelho circulatório (8.411) e doenças do respiratório (8.169).

Em 2020, dados do Sistema de Informação sobre Mortalidade (SIM), do DataSUS, as doenças infecciosas e parasitárias lideraram o ranking de mortes de homens no Pará, com 6.180 óbitos; seguidas por doenças do aparelho circulatório (5.860); causas externas (4.412); doenças do aparelho respiratório (3.454) e cânceres (2.628).

A coordenadora de Atenção Oncológica da Sespa, Patrícia Martins

Durante a solenidade, a coordenadora de Atenção Oncológica da Sespa, Patrícia Martins, fez um panorama sobre câncer em homens, cujo mais prevalente no Pará é o de próstata, que já somou 162 casos só entre janeiro e 15 de outubro deste ano, seguido pelo de estômago, com 78 novas ocorrências registradas no mesmo período.

Em função desse cenário, a Sespa recomenda que é preciso intensificar as mobilizações a partir dos agentes comunitários de saúde, para aproximar a população masculina dos serviços de saúde mantidos pelos municípios e criar um vínculo com aqueles que, em geral, apresentam forte resistência antes de procurar assistência médica.

Programação – Ao longo do mês, os profissionais que compõem a Coordenação Estadual de Saúde do Homem da Sespa estarão engajados em uma série de atividades, como ações educativas em canteiros de obras; oficinas nos Centros Regionais de Saúde; ações educativas e marcação de consultas nas atividades do TerPaz e das Usinas da Paz e o Dia D no Mercado do Ver-o-Peso, neste sábado (05), em Belém, com oferta de consultas, testagens, vacinação e palestras, numa ação em parceria com o TerPaz. A campanha da Sespa conta também com o apoio da Quanta Engenharia e Sest-Senat.