“Elimina Malária Brasil” é o tema do Dia da Malária nas Américas

04/11/2022 Off Por Roberta Vilanova

O diagnóstico precoce é fundamental para o combate à malária

Neste domingo, 6, é comemorado o Dia da Malária nas Américas e a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), por meio da Coordenação Estadual de Controle da Malária  reforça a importância da conscientização, prevenção e tratamento da doença.

Com o tema “Elimina Malária Brasil”, a equipe da secretaria pretende debater assuntos relacionados à doença, sua forma de transmissão, sintomas, diagnóstico, tratamento, recomendação, além do combate a malária, que é uma doença transmitida pela picada de um mosquito, o “Anopheles”, também conhecido na região como carapanã, mosquito prego, bicudo ou suvela.

A coordenadora estadual de controle da malária, Paoola Vieira, explica que uma das principais medidas adotadas pelo estado no combate à doença são os cursos de capacitação dos profissionais da saúde das secretarias municipais. Nos cursos, são apresentadas noções básicas sobre malária, teste rápido, notificação e tratamento da doença, distribuição de materiais para os centros regionais. “As capacitações é uma forma de manter o profissional atualizado e dar a oportunidade para que o paciente tenha um melhor atendimento, além de contribuir para que se tenha um diagnóstico mais rápido”.

O mosquito Anopheles é o transmissor da dengue

Malária – É uma doença infecciosa, febril aguda, causada por protozoários transmitidos pela fêmea infectada do mosquito Anopheles. A malária tem cura e o tratamento é gratuito, sendo inicialmente feito pela Unidade Básica de Saúde. A doença pode evoluir para formas mais graves quando não é diagnosticada e tratada de forma adequada. Por isso, o exame é fundamental para definir o tratamento adequado.

O diagnóstico é feito por meio de um exame de sangue. Entre os sintomas mais comuns da doença estão: febre alta, calafrios, tremores, sudorese e dor de cabeça. Mas também existem casos em que o paciente pode manifestar náuseas, vômitos, cansaço e até falta de apetite.

Durante o tratamento, o paciente doente com a malária deve evitar o uso de bebidas alcoólicas e recomenda-se uma boa alimentação.  Com relação à prevenção, em áreas onde os riscos são maiores, a população pode adotar cuidados básicos como usar mosquiteiros, repelentes, roupas que protejam braços e pernas,  e também colocar telas em portas e janelas.

Texto: Tatiane Freitas/Sespa

Fotos: David Alves/Ag. Pará