TerPaz entrega cadeiras de rodas no bairro do Jurunas, em Belém

18/06/2021 Off Por Mozart Lira

A equipe do governo, com a presença da primeira-dama do Estado, Daniela Barbalho, contemplou o paciente José Páscoa de Miranda, representado por seu filho Nazareno Miranda

Uma ação de entrega de cadeiras de rodas e de outros itens para pessoas com deficiência foi realizada pelas Secretarias Estratégica de Articulação da Cidadania (Seac), de Saúde Pública (Sespa), dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Seped) e de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh), na tarde desta quinta-feira (17), na Escola Placídia Cardoso, em benefício a moradores do bairro do Jurunas, em Belém, que integra os sete territórios contemplados pelo Programa Territórios pela Paz.

Ao todo, foram 36 itens entregues a pessoas com deficiência que já haviam sido cadastradas nas ações que o programa TerPaz realiza aos sábados e domingos no Jurunas. Com isso, o ciclo chega a 143 itens entregues até o momento em cerimônias já realizadas nos territórios do Bengui, Cabanagem, Guamá, Icuí,  Marituba e Terra Firme.

A equipe do governo, com a presença da primeira-dama do Estado, Daniela Barbalho, contemplou Joel Espírito Santo, representado por seu filho Nei

“As pessoas procuraram esses serviços e encaminhamos para a coordenação de deficiência da Sespa, que realiza o levantamento das necessidades, junto ao laudo, podendo assim contemplar essas pessoas que têm necessidades das cadeiras de rodas e de banho, além de próteses e outros serviços”, afirma a coordenadora da Câmara Técnica do TerPaz pela Sespa, Alessandra Amaral.

Para quem ainda não se cadastrou no programa, Alessandra lembra que, para obtenção de cadeiras de rodas e outros itens para acessibilidade, como cadeira de banho, muletas, carrinhos e banhitas, os documentos necessários são laudo médico que comprove a deficiência, documento de identidade, cartão SUS e o comprovante de residência.

A entrega contou com a participação da primeira-dama do Estado, Daniela Barbalho. “A nossa intenção, através do Governo do Estado, é mudar a vida das pessoas por meio desses equipamentos que são doados, mediante a articulação das secretarias que atuam com as comunidades mais vulneráveis. Com isso, devolvemos dignidade, qualidade de vida, porque elas estarão em equipamentos seguros e adequados à sua deficiência”, destacou.

A primeira-dama também lembrou que a pandemia trouxe impactos na questão financeira e que os equipamentos trarão, de certa forma, mais facilidade na mobilidade de transporte. “Fechamos esse ciclo pelos sete territórios e daremos continuidade nas entregas novamente pelos mesmos sete territórios porque estamos comprometidos com a população do Pará, sobretudo incluindo em nossas políticas públicas as pessoas com deficiência”, afirmou.

A primeira-dama do Estado, Daniela Barbalho

Filho de José Páscoa de Miranda, que recebeu cadeiras de rodas e cadeira de banho, o líder comunitário Nazareno Miranda agradeceu o governo do Estado pelo momento que definiu como sublime. “É um governo que está presente e perto das pessoas em momentos como esses e nas programações do TerPaz. Está indo onde o povo está e mais perto de quem precisa. Preciso registrar essa gratidão por essa ocasião de vitória”, declarou. Nei do Espírito Santo também recebeu uma cadeira de banho e cadeira de rodas para o pai, Joel, deficiente há 50 anos. “É um presente e tanto pra nossa família, que hoje tem um dia de festa. Estou feliz demais”, declarou.

A coordenadora da Câmara Técnica do TerPaz pela Sespa, Alessandra Amaral. Fotos de José Pantoja (Ascom/Sespa)

No momento em que orientava o manuseio das cadeiras aos usuários e representantes, a coordenadora estadual do Programa da Pessoa com Deficiência da Sespa, Iracy Tupinambá, explica que a entrega das cadeiras de rodas fortalece a autonomia das pessoas com problemas de locomoção. “Essas cadeiras são sinônimo de independência, pois com elas será possível ter acesso a ambientes públicos e de lazer, facilitando também as atividades diárias. Logo os utensílios serão muito importantes na promoção da dignidade e qualidade de vida”, destacou.

A entrega das cadeiras contempla um dos serviços oferecidos pelo TerPaz, que ainda oferece, aos finais de semana, consultas ginecológicas, pediátricas e com clínico geral, e ainda aferição de pressão arterial, teste de glicemia e encaminhamento para consultas e exames especializados, por meio da Central de Regulação da Sespa, nos territórios do Jurunas, Bengui, Cabanagem, Guamá, Icuí, Jurunas, Marituba e Terra Firme.

Em todas as ações também são oferecidos conhecimentos, por meio de palestras educativas, sobre temas de interesse geral; prevenção à Covid-19 e saúde oral, além da distribuição de kits para higiene bucal.