TerPaz entrega cadeiras de rodas no bairro do Jurunas, em Belém

TerPaz entrega cadeiras de rodas no bairro do Jurunas, em Belém

18 de junho de 2021 Off Por Mozart Lira

A equipe do governo, com a presença da primeira-dama do Estado, Daniela Barbalho, contemplou o paciente José Páscoa de Miranda, representado por seu filho Nazareno Miranda

Uma ação de entrega de cadeiras de rodas e de outros itens para pessoas com deficiência foi realizada pelas Secretarias Estratégica de Articulação da Cidadania (Seac), de Saúde Pública (Sespa), dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Seped) e de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh), na tarde desta quinta-feira (17), na Escola Placídia Cardoso, em benefício a moradores do bairro do Jurunas, em Belém, que integra os sete territórios contemplados pelo Programa Territórios pela Paz.

Ao todo, foram 36 itens entregues a pessoas com deficiência que já haviam sido cadastradas nas ações que o programa TerPaz realiza aos sábados e domingos no Jurunas. Com isso, o ciclo chega a 143 itens entregues até o momento em cerimônias já realizadas nos territórios do Bengui, Cabanagem, Guamá, Icuí,  Marituba e Terra Firme.

A equipe do governo, com a presença da primeira-dama do Estado, Daniela Barbalho, contemplou Joel Espírito Santo, representado por seu filho Nei

“As pessoas procuraram esses serviços e encaminhamos para a coordenação de deficiência da Sespa, que realiza o levantamento das necessidades, junto ao laudo, podendo assim contemplar essas pessoas que têm necessidades das cadeiras de rodas e de banho, além de próteses e outros serviços”, afirma a coordenadora da Câmara Técnica do TerPaz pela Sespa, Alessandra Amaral.

Para quem ainda não se cadastrou no programa, Alessandra lembra que, para obtenção de cadeiras de rodas e outros itens para acessibilidade, como cadeira de banho, muletas, carrinhos e banhitas, os documentos necessários são laudo médico que comprove a deficiência, documento de identidade, cartão SUS e o comprovante de residência.

A entrega contou com a participação da primeira-dama do Estado, Daniela Barbalho. “A nossa intenção, através do Governo do Estado, é mudar a vida das pessoas por meio desses equipamentos que são doados, mediante a articulação das secretarias que atuam com as comunidades mais vulneráveis. Com isso, devolvemos dignidade, qualidade de vida, porque elas estarão em equipamentos seguros e adequados à sua deficiência”, destacou.

A primeira-dama também lembrou que a pandemia trouxe impactos na questão financeira e que os equipamentos trarão, de certa forma, mais facilidade na mobilidade de transporte. “Fechamos esse ciclo pelos sete territórios e daremos continuidade nas entregas novamente pelos mesmos sete territórios porque estamos comprometidos com a população do Pará, sobretudo incluindo em nossas políticas públicas as pessoas com deficiência”, afirmou.

A primeira-dama do Estado, Daniela Barbalho

Filho de José Páscoa de Miranda, que recebeu cadeiras de rodas e cadeira de banho, o líder comunitário Nazareno Miranda agradeceu o governo do Estado pelo momento que definiu como sublime. “É um governo que está presente e perto das pessoas em momentos como esses e nas programações do TerPaz. Está indo onde o povo está e mais perto de quem precisa. Preciso registrar essa gratidão por essa ocasião de vitória”, declarou. Nei do Espírito Santo também recebeu uma cadeira de banho e cadeira de rodas para o pai, Joel, deficiente há 50 anos. “É um presente e tanto pra nossa família, que hoje tem um dia de festa. Estou feliz demais”, declarou.

A coordenadora da Câmara Técnica do TerPaz pela Sespa, Alessandra Amaral. Fotos de José Pantoja (Ascom/Sespa)

No momento em que orientava o manuseio das cadeiras aos usuários e representantes, a coordenadora estadual do Programa da Pessoa com Deficiência da Sespa, Iracy Tupinambá, explica que a entrega das cadeiras de rodas fortalece a autonomia das pessoas com problemas de locomoção. “Essas cadeiras são sinônimo de independência, pois com elas será possível ter acesso a ambientes públicos e de lazer, facilitando também as atividades diárias. Logo os utensílios serão muito importantes na promoção da dignidade e qualidade de vida”, destacou.

A entrega das cadeiras contempla um dos serviços oferecidos pelo TerPaz, que ainda oferece, aos finais de semana, consultas ginecológicas, pediátricas e com clínico geral, e ainda aferição de pressão arterial, teste de glicemia e encaminhamento para consultas e exames especializados, por meio da Central de Regulação da Sespa, nos territórios do Jurunas, Bengui, Cabanagem, Guamá, Icuí, Jurunas, Marituba e Terra Firme.

Em todas as ações também são oferecidos conhecimentos, por meio de palestras educativas, sobre temas de interesse geral; prevenção à Covid-19 e saúde oral, além da distribuição de kits para higiene bucal.