Estado mantém suporte técnico e infraestrutura para vacinação no fim de semana em Belém.

18/06/2021 Off Por Melina Marcelino

Para acelerar a campanha de vacinação contra covid-19, no município de Belém, a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), em conjunto com a Secretaria de Planejamento e Administração do Estado (Seplad), a Secretaria de Estado de Segurança Pública (Segup) e Universidade do Estado do Pará (UEPA), decidiu, na tarde desta sexta-feira (18) manter o suporte técnico e infraestrutura durante o fim de semana.

A ação pretende vacinar trabalhadores da educação, segundas doses de idosos de 62 a 63 anos e pessoas nascidas de 1962 a 1975 no sábado e 1976 no domingo.

Desde quarta-feira (16) até o domingo (20) o Estado vai continuar assegurando 450 servidores, sendo 300 digitadores e 150 vacinadores para realizar a vacinação, em força tarefa conjunta com o município. Além da mão de obra, o Estado está garantido também, Equipamentos de Proteção Individual (EPI), transporte das vacinas, segurança, internet para possibilitar a digitação das doses aplicadas em tempo real e a UEPA já disponibiliza pontos para vacinação.

“Com apoio estadual, o cronograma de vacinação, que ocorreria em mais de duas semanas, está sendo antecipado. Belém já dispõe desse quantitativo de doses, e está recebendo mais vacinas hoje, porém seria inviável, vacinar todo esse público somente com a mão de obra já existente, por isso continuamos trabalhando em um esforço integrado, para imunizar a maior parte da população, o mais rápido possível” avalia o secretário de saúde pública, Rômulo Rodovalho.

Para as ações do fim de semana Belém vai continuar com 26 postos de vacinação, todos os pontos receberão o incremento de profissionais do Estado. Tanto o calendário, como os locais de vacinação, serão divulgados pela Secretaria Municipal de Saúde de Belém.