TerPaz Itinerante garante serviços de saúde em Santa Maria das Barreiras

22/04/2022 Off Por Roberta Vilanova

Casa de Tábua, distrito de Santa Maria das Barreiras, recebeu nesta sexta-feira (22), o programa TerPaz Itinerante, uma realização do Governo do Pará que garante serviços gratuitos de saúde do TerPaz, da capital a outras regiões do Estado.

Alessandra Amaral, coordenadora do TerPaz Itinerante, destacou a grande procura pelos serviços. “A nossa equipe multiprofissional da Sespa realizou 2.207 atendimentos aos moradores de Santa Maria das Barreiras. Foram feitos procedimentos odontológicos, clínica médica e de dispersão (separação para a entrega) de medicamentos na farmácia”, disse.

O TerPaz Itinerante assegura consultas médicas, verificação de pressão arterial; testes rápidos para covid-19, HIV (aids), sífilis e hepatite; vacinas contra covid-19 (Pfizer, AstraZeneca e CoronaVac); e a regulação de leitos, em caso de necessidade. Também há vacina contra a gripe e a tríplice viral e farmácia para aviar os medicamentos prescritos.

As equipes fazem palestras educativas e preventivas de saúde bucal e escovação supervisionada dos dentes. Pessoas com deficiência se cadastraram para receber, posteriormente, cadeiras de rodas e carteiras de passe livre nos transportes públicos.

A vendedora, Jéssica Andrade, 25 anos, avaliou como positivas as ações do TerPaz Itinerante. “Trouxe meu filho para se consultar com o clínico médico e fazer tratamento nos dentes. A equipe que me atendeu é muito educada e nos deu toda a atenção necessária. Gostei muito do atendimento. Estou saindo agradecida e satisfeita”, disse, entusiasmada.

Já foram feitos 8.760 atendimentos nos municípios de São Félix do Xingu, Tucumã, Xinguara, Conceição do Araguaia, Redenção, Cumaru, Santana do Araguaia e Santa Maria das Barreiras. Até o próximo dia 26, as populações dos municípios de Eldorado dos Carajás e São Geraldo do Araguaia também serão atendidas pelo TerPaz Itinerante.

Confira os próximos locais:

24/04: Eldorado dos Carajás, na escola Municipal de Ensino Fundamental Eldorado, situada na avenida Iguaçu, km 02, 113, Centro.

26/04: São Geraldo do Araguaia, na escola Macário Dantas, situada na avenida Firmino Costa, s/n, bairro Alto Bec.

Texto: Clayton Santos/Secom
Foto: Pedro Guerreiro/Ag. Pará