Auditorias internas são permanentes no HJB para qualificação do serviço prestado

Auditorias internas são permanentes no HJB para qualificação do serviço prestado

31/07/2023 Off Por Roberta Vilanova

Avaliação de processor mantém a eficiência, segurança e cuidado centrados no paciente

A gestão do Hospital Jean Bitar (HJB), em Belém, está constantemente realizando auditoria interna, a fim de verificar os componentes de estrutura, processo e resultado, qualidade em eficiência, efetividade, segurança e cuidado centrado no paciente. A unidade já obtém reconhecimento nacional com Acreditação Nível 2 da Organização Nacional da Saúde (ONA), considerada a principal certificação de padrões de qualidade hospitalar no Brasil.

Segundo Gleiciane Moraes, coordenadora de Apoio do HJB, a ação é planejada e organizada durante a reunião mensal do setor, onde  reúnem-se para verificar os fluxos, resultados do mês anterior e programação para o mês seguinte. “Nesse primeiro momento estamos realizando auditoria interna focada nos serviços que compõem o Apoio, que são: Atendimento (Recepção e Ambulatório), Serviço de Higiene e Limpeza, Rouparia, Manutenção, Controle de Acesso e Serviço de Nutrição e Dietética. A partir da avaliação que realizamos, verificamos os rumos para o próximo mês, com as correções que devem ser feitas, documentações, treinamentos e encaminhamos feedback  aos respectivos  setores”, ressaltou a gestora.

De acordo com o gerente Administrativo e Financeiro, Eduardo Pereira, a auditoria é realizada tendo como base o manual da ONA nível 1 e nível 2. “É a partir dos requisitos deste manual que é feita a avaliação. Tudo isso envolvendo todos os colaboradores para sempre estarmos alinhados com nossos processos internos, sempre em consideração, acertar, levando em conta a qualidade do serviço prestado e a segurança do paciente”.

A usuária Ivana Lisboa, 47 anos, da cidade de Bragança que fica a 212 km de Belém, está aguardando cirurgia para tireóide e diz estar satisfeita com o atendimento “Eu fiz uma consulta no posto de saúde do meu bairro e vim encaminhada para o hospital de referência, e a regulação me ligou para eu iniciar o tratamento por aqui, onde  fiz todos os exames e consultas e até agora não tenho do que reclamar. Os funcionários em geral nos atendem muito bem. Só gratidão”,  agradeceu a paciente.

Serviço: O Hospital Jean Bitar (HJB) pertence à rede de saúde pública do governo do Pará. A unidade hospitalar é administrada pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa).

Texto: Marcelo Zeno/HJB

Fotos: Divulgação