Em Capanema, Hospital Regional Público dos Caetés (HRPC) alcança 260 mil atendimentos

31/07/2023 Off Por Roberta Vilanova

Manoel Emerson, 28 anos, está internado há dois meses no Regional dos Caetés

O Hospital Regional Público dos Caetés (HRPC), em Capanema, exerce um papel fundamental para a assistência à saúde na região nordeste paraense. A unidade hospitalar oferece serviços pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e é referência para neurocirurgia, ortopedia, traumatologia, cirurgia geral e terapia intensiva. Com 109 leitos, o Regional garantiu mais de 260 mil atendimentos a usuários no primeiro semestre deste ano.

Entre os vários procedimentos, destacam-se internações, cirurgias, transfusões, sessões de hemodiálise, consultas e exames, que culminou na marca significativa de 98% de satisfação dos usuários.

Manoel Emerson, 28 anos, está internado há dois meses no Regional dos Caetés, por complicações de saúde. “Aqui o atendimento é excelente, não tenho do que reclamar, se precisarem, estiverem em apuros, procurem o HRPC. É um hospital seguro e muito humanizado”, ressaltou.

Unidade regsitra 98% de índice de satisfação entre os usuários assistidos

O diretor técnico do HRPC, o médico Rafael Freitas, explica que hoje a unidade hospitalar representa um marco na história da saúde pública da região dos Caetés. “É inimaginável pensar em saúde na região e não pensar no HRPC, dados os números robustos que o hospital vem apresentando no atendimento”.

“Somente no primeiro semestre de 2023 foram realizadas mais de 30 mil consultas médicas nas mais diversas especialidades, quase sete mil consultas multiprofissionais, aproximadamente oito mil sessões de hemodiálise e 3.400 cirurgias, mais de 180 mil exames Laboratoriais e não Laboratoriais, como ressonância magnética, tomografia computadorizada, ecocardiograma, teste ergométrico, endoscopia digestiva alta, colonoscopia, entre tantos outros ofertados pelo HRPC”, afirmou Rafael Freitas.

“Cabe pontuar que todas essas realizações só se fazem possíveis graças a uma equipe multidisciplinar bastante capacitada e constantemente aperfeiçoada, através de treinamentos frequentes que são realizados dentro do hospital. Importante mencionar também a estrutura física da unidade, que em um mesmo espaço consegue reunir serviços diversos como Policlínica, com mais de 30 especialidades médicas, hemodiálise com 18 cadeiras funcionando em três turnos, hospital com mais de 100 leitos, incluindo 20 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), além do nosso Núcleo de Atendimento Transtorno do Espectro Autista (NATEA)”, enfatizou o gestor.

Procedimentos cirúrgicos: segundo o médico, em março deste ano, 2023, o HRPC realizou sua primeira cirurgia de confecção de fístula arteriovenosa (FAV), que é um suporte para pacientes dialíticos renais crônicos, garantindo um atendimento completo aos usuários. O procedimento é considerado padrão ouro, poupando desconfortos, tanto físicos quanto emocionais, financeiros, além de reduzir o índice de infecção. A unidade hospitalar possui média de 565 cirurgias ao mês, totalizando, desde janeiro, mais de três mil procedimentos cirúrgicos em 2023.

Recepção do HRPC

Hemodiálise: este ano, também, o Hospital Regional Público dos Caetés propiciou quase oito mil sessões de hemodiálise. O serviço é oferecido de segunda à sábado, em três turnos, e conta com uma equipe multiprofissional que acompanha os pacientes formada por médico nefrologista, psicólogo, assistente social, nutricionista, farmacêutico, enfermeiro e técnico de enfermagem, no total a equipe é composta por cerca de 28 profissionais, incluindo recepcionistas, coordenação e Serviço de Higiene e Limpeza (SHL).

Ocorrências transfusionais: Em 2022, o HRPC realizou 675 transfusões de sangue. Neste ano, de janeiro a junho, o número aproxima-se de mil procedimentos.
Em abril de 2023, em parceria com o Hemonúcleo local, o HRPC arrecadou mais de 100 bolsas de sangue com voluntários, garantindo de mais de 400 pacientes pudessem dar continuidade em seus tratamentos.

Além disso, o HRPC oferece consultas ambulatoriais como: Alergologia Adulto, Alergologia Pediátrica, Anestesiologia, Cardiologia Geral, Cardiologia Pediátrica, Cardiologia Pré-Operatório Rápido, Cirurgia Geral, Cirurgia Plástica Reparadora, Cirurgia Vascular, Clínica

Médica – Triagem Pós Covid, Dermatologia, Dermatologia Pediátrica, Endocrinologia, Endocrinologia Pediátrica, Gastroenterologia, Gastroenterologia Pediátrica, Ginecologia, Hematologia, Hematologia Pediátrica, Hepatologia, Infectologia, Mastologia, Nefrologia, Nefrologia Pediátrica, Neurocirurgia, Neurologia Clínica, Ortopedia, Otorrinolaringologia, Pneumologia, Psiquiatria, Reumatologia e Urologia, atendendo uma população estimada superior a 500 mil pessoas.

A unidade atende usuários de vários municípios da região, como Capanema, Augusto Corrêa, Bonito, Bragança, Cachoeira do Piriá, Nova Timboteua, Ourém, Peixe-Boi, Primavera, Quatipuru, Salinópolis, Santa Luzia do Pará, Santarém Novo, São João de Pirabas, Traquateua e Viseu.

Serviço: O Hospital Regional Público dos Caetés integra a rede de saúde do governo do Pará, administrado pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa).

A unidade atende usuários 100% do Sistema Único de Saúde (SUS), funcionando na avenida Barão de Capanema, nº 3191, no bairro Centro, na sede municipal de Capanema. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone: (91) 3462.3051.

Texto: Vera Rojas/HRPC

Fotos: Divulgação e Roni Moreira/Ag. Pará