UsiPaz Cabanagem promove aula de gastronomia para jovens autistas neste sábado (9)

UsiPaz Cabanagem promove aula de gastronomia para jovens autistas neste sábado (9)

09/04/2022 Off Por Roberta Vilanova

Cinco adolescentes da APAE e dois jovens da comunidade participaram da iniciativa desenvolvida pela Sectec

O cheiro dos biscoitos produzidos pelos adolescentes com Transtorno do Espectro Autista (TEA) da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) e da comunidade do entorno da Cabanagem, que participaram da aula prática de gastronomia na Usina da Paz do bairro, na manhã deste sábado (9), preencheu os corredores do complexo.

Artur Piteira, 17 anos, acordou cedo e foi um dos primeiros a chegar na sala para participar da atividade. “Eu gosto muito de cozinhar e amassar a massa com as mãos foi a melhor parte”, conta. A mãe, Margarida Piteira, acompanhou o adolescente e ficou muito feliz ao ver a interação dele com as outras pessoas.

Aluno Artur Piteira e a mãe, Margarida, em ação realizada neste sábado (09)

“Ele fica muito estressado de só ficar em casa, então sempre que tem atividades, eu faço questão de levar ele, que já acordou todo disposto a vir para a programação. Está fazendo um bem danado pra ele participar. O coração da mãe fica todo bobo por ver meu filho em um espaço como esse, cheio de oportunidade e programações. Percebemos o olhar carinhoso que o governo tem dado. Só temos a agradecer”, conta Margarida.

A Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Profissional e Tecnológica (Sectet) é responsável pelas aulas do curso de gastronomia nas salas de culinária das Usinas da Paz. O curso para jovens com TEA também foi ofertado nas Usinas do Icuí-Guajará (Ananindeua) e da Nova União (Marituba). A atividade faz parte da programação em alusão ao Dia Mundial de Conscientização do Autismo, celebrado no dia 2 de abril.

Sectet é responsável pelas aulas do curso de gastronomia nas salas de culinária das Usinas da Paz

O coordenador do curso de gastronomia das Usinas da Paz, Brenno Pinto, afirma que aulas como essa são fundamentais e por isso foram incluídas no planejamento, com apoio da APAE e da Fundação Pestalozzi. “A coordenação e os professores nos orientam sobre alguma restrição alimentar ou algumas dificuldades, como alimentos muito grudentos, muito elásticos ou até mesmo a intolerância ao glúten e à lactose que grande parte dos alunos com TEA possui”, diz. Os biscoitos produzidos nesta manhã não continham nem glúten e nem lactose.

Formada em gastronomia, Monik de Albuquerque, ministrante da aula, ressaltou que é a primeira vez que a Usina promove uma oficina com a temática para adolescentes autistas. “Tivemos uma interação maior com esses jovens e buscamos técnicas para acolhê-los da melhor forma possível. A experiência me fez crescer como pessoa e profissional, poder trabalhar com eles abriu a minha visão sobre o meu trabalho. O coração fica preenchido”, pontua.

O farmacêutico Michel Nascimento levou o filho Gustavo, de 14 anos, para a atividade. “Uma das grandes preocupações de outros pais de autistas, como eu, é sobre a autonomia dos nossos filhos no futuro, quando não estivermos mais aqui. Ver ele conseguindo participar da iniciativa, estimulando a parte motora, o desenvolvimento de atividades diárias e a interação, é muito importante. Espaços como esses são fundamentais e eu estou todo orgulhoso vendo ele participar”, destaca.

Bruna Machado, professora do Atendimento Educacional Especializado da APAE

A professora do Atendimento Educacional Especializado da APAE, Bruna Machado, acompanhou os adolescentes para a atividade e reforçou a importância da antiga parceria da instituição com o Governo do Estado. “Promover a inclusão dos nossos alunos em todos os contextos, seja educacional ou de cidadania, é fundamental. A nossa luta é essa, pela garantia dos direitos deles e ter o governo como parceiro é maravilhoso. Foi uma manhã de muita alegria. Ter esses jovens aqui é a prova do olhar do governo por eles”, assegura. A aula teve duração de uma hora e os alunos foram supervisionados pelos responsáveis.

UsiPaz Cabanagem – A UsiPaz Cabanagem oferece turmas regulares, de terça a sexta-feira, e cursos livres de gastronomia aos sábados. Entre os requisitos, estão: ter mais de 16 anos, morar no bairro e ter interesse na área.

“Várias turmas já estão formadas. Temos alunos que já conseguiram entrar no mercado de trabalho por portas abertas pelo programa Territórios pela Paz (TerPaz). Essa iniciativa é fundamental porque garantimos novas oportunidades para os moradores da Cabanagem. Até porque cursos de gastronomia têm um custo, muitas vezes, mais elevado, e aqui é possível aprender e até mesmo se profissionalizar de forma gratuita”, pontua Monik de Albuquerque.

Saiba mais sobre os avanços com políticas públicas para pessoas com TEA no Pará.

Texto: Giovanna Abreu/Secom

Fotos: Marcelo Seabra/Ag. Pará