Usuários da Usina da Paz do Icuí recebem orientações pela campanha “Novembro Azul”*

Usuários da Usina da Paz do Icuí recebem orientações pela campanha “Novembro Azul”*

23/11/2021 Off Por Mozart Lira

Além de orientações sobre a prevenção contra o câncer de próstata e a conscientização sobre a doença, a campanha “Novembro Azul” busca alertar para a importância de os homens cuidarem o ano todo da saúde. Por esse motivo, técnicos da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), que atuam na Usina da Paz no Icuí Guajará, em Ananindeua, realizaram nesta terça-feira, 23, diversas ações para reforçar a mensagem e falar sobre o cuidado com as doenças que mais afetam os homens.

As atividades foram voltadas para os homens que buscavam atendimento da Usina e os servidores do local. As palestras foram dadas pela médica Yasmin Khayat, da Usina, e pela enfermeira Shirlene Sozinho, da Coordenação de Saúde do Homem da Sespa. A dinâmica com os usuários foi feita pelos psicólogos Ana Lúcia, Warlington Lobo e Joserina Passos; pelos enfermeiros Gabriel Miranda e Gizele Araújo e pelos técnicos em Enfermagem Rosa Mendes, Jucimara Ribeiro, Diego Silva e Ana Carolina.

“O homem também deve olhar com carinho para a própria saúde. É preciso incluir a prevenção na sua rotina, tanto para diminuir o risco de doenças, como para aumentar as chances de cura por meio do diagnóstico precoce”, ressalta Alessandra Amaral, coordenadora das atividades de Saúde da Usina, que são realizadas pela Sespa.

As atividades também oportunizaram aos homens a marcação de exames a partir da consulta com clínico geral, que está disponível na Usina, além de encaminhamento médico especializado, entrega de brindes e de lanches. Foram ainda veiculadas orientações para mudança de estilo de vida com hábitos saudáveis e solicitações de exames de rotina para doenças crônicas não transmissíveis, como hipertensão e diabetes.

“É uma atividade in loco, com parceria intersetorial para alcançarmos êxito e tornar nosso trabalho mais efetivo, pois os homens, em sua maioria, ainda resistem em procurar os serviços de Atenção Básica”, afirmou Alessandra.

Os serviços oferecidos pela Sespa na Usina da Paz do Icuí-Guajará fazem parte de mais de 80 gratuitos disponibilizados por órgãos estaduais e instituições parceiras. Para as consultas, os moradores do Icuí-Guajará e de outros bairros de Ananindeua não precisam de encaminhamento. Basta procurar a Usina, nos horários e dias em que estão disponíveis os serviços de saúde: de terça a sexta-feira, de 08 às 12 horas e de 14 às 17 horas.

“Quando há necessidade de mais de uma consulta para os atendimentos médicos, odontológicos e psicológicos, o paciente é reagendado pelos profissionais”, informa Alessandra Amaral.

A Usina da Paz é um projeto integrado ao programa estadual Territórios Pela Paz (TerPaz), elaborado pelo Governo do Pará e coordenado pela Secretaria Estratégica de Articulação da Cidadania (Seac), em parceria com a iniciativa privada.

O projeto é inédito no País e nele os moradores do Icuí-Guajará podem usufruir das instalações de dois prédios principais que irão ofertar diversos cursos, oficinas e atendimento público, um espaço para batedores e produtos de açaí, teatro, complexo poliesportivo, quadra de areia, piscina semiolímpica, playground, área viveiro, compostagem e horta, academia ao ar livre e estacionamento.