Vacinação Itinerante chega à população de Ourém nesta sexta-feira (17)

16/12/2021 Off Por Roberta Vilanova

Maria de Lourdes da Silva Costa recebe a terceira dose da vacina contra a covid-19

A Vacinação Itinerante contra a Covid-19 continua percorrendo os municípios com as menores coberturas vacinais, oferecendo a 1ª, a 2ª e a 3ª dose (reforço) para todas as pessoas que ainda não tomaram nenhuma dose ou estão com o esquema vacinal incompleto. Nesta sexta-feira (17), será a vez da população de Ourém, na região Nordeste, fortalecer a sua proteção contra o novo coronavírus.

Essa é a estratégia que o Governo do Pará criou, por meio da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), para ampliar a cobertura vacinal contra a Covid-19, doença que continua fazendo vítimas no Pará. De acordo com o último boletim sobre a doença, publicado nesta quinta-feira (16), foram registrados mais 247 casos da doença e três óbitos nos últimos sete dias, além de 552 casos e nove óbitos nos dias anteriores. “Como vemos, ainda estão ocorrendo casos e óbitos, por isso é fundamental que a gente insista na vacinação da população”, alertou o secretário de Estado de Saúde Pública, Rômulo Rodovalho.

Na última quarta-feira (15), 94,4% dos pacientes internados na rede hospitalar estadual não estavam vacinados ou estavam com o esquema incompleto de vacinação. Os 5,6% restantes já haviam recebido as três doses da vacina contra a Covid-19, e a maioria destes estava internada em leito clínico, e em situação estável. “Está comprovado que a vacinação contribui para a redução dos casos graves e óbitos por Covid-19”, ressaltou o secretário.

As equipes da Sespa estarão em Ourém, levando a proteção contra a Covid-19 à população

Balanço – A coordenadora da Vacinação Itinerante, Alessandra Amaral, faz uma avaliação positiva do trabalho que começou no dia 8 de dezembro, no município de Marituba, na Região Metropolitana de Belém. “Tem sido um trabalho de grande valia, unindo forças com os municípios para alavancar a cobertura vacinal no nosso Estado. Temos alcançado um público considerável, que procura tanto pela primeira, como segunda ou a dose de reforço em todos os lugares estratégicos para onde estamos levando a vacinação. Avaliamos que é uma estratégia do governo do Estado, por meio da Sespa, que vem dando resultado por onde tem passado”, afirmou.

Alessandra Amaral informou, ainda, que a ação foi bem recebida pela população de Bonito, município do nordeste paraense, que procurou a vacina na Igreja Matriz de São Pedro Apóstolo, onde a Vacinação Itinerante esteve nesta quinta-feira. Foram aplicadas 150 doses, sendo 94 da Pfizer, 42 da CoronaVac/Sinovac e 14 da Oxford/AstraZeneca.

Em Bonito, uma das beneficiadas com a Vacinação Itinerante foi Maria de Lourdes da Silva Costa. Segundo ela, “a ação está muito bem, com todo mundo se vacinando. Já estou na minha terceira dose, e agradeço muito ao nosso governador”.

Outra beneficiada foi Aldéia Freitas, que também achou válida a iniciativa e agradeceu ao governo do Estado e a todos os profissionais de saúde envolvidos no trabalho. “Sem vocês, nada aconteceria”, ressaltou.

Até o momento, já foram aplicadas 6.754 doses das diversas vacinas contra o novo coronavírus, sendo 1.597 em Marituba; 1.107 em Maracanã, 584 em Icoaraci (distrito de Belém); 3.316 em Vigia de Nazaré, e 150 em Bonito.

Unidade móvel que está percorrendo os municípios com menor cobertura vacinal

Outras ações – Além da Vacinação Itinerante percorrendo os municípios com baixa cobertura vacinal, o governo do Estado continua disponibilizando vacina contra a Covid-9 nas ações do Programa Territórios pela Paz (TerPaz), na Usina da Paz, no Icuí (em Ananindeua), e no Aeroporto Internacional de Belém.

Depois de Ourém, a Vacinação Itinerante seguirá para o município de Baião, no Baixo Tocantins, nos dias 21 e 22; Capanema, no nordeste, nos dias 28 e 29, e Salinópolis, também no nordeste, nos dias 30 e 31 de dezembro.

Serviço: Em Ourém, no dia 17, a Vacinação Itinerante restará disponível das 8 às 16 h, na Travessa Lázaro Picanço, em frente à Praça Magalhães Barata, ao lado da Prefeitura.

Texto: Roberta Vilanova/Sespa