Alimentação saudável em festas de final ano será debatida no Hospital Oncológico Infantil

Alimentação saudável em festas de final ano será debatida no Hospital Oncológico Infantil

16/12/2021 Off Por Roberta Vilanova

A programação integra o Projeto Canto Saudável, que pretende contribuir para a qualidade de vida e disseminação de hábitos saudáveis

O final de ano geralmente é marcado por confraternizações entre colegas de trabalho, amigos e familiares. O que não faltam nessas celebrações são comidas e bebidas. A fim de incentivar o equilíbrio nas festas e ceias, a área de Medicina do Trabalho, com o apoio do Setor de Nutrição e Dietética (SND), do Hospital Oncológico Infantil Octávio Lobo, em Belém, realizará, na próxima segunda-feira (20), uma roda de conversa sobre cuidados com a alimentação nas festas de Natal e Ano Novo.

É uma ação realizada pelo Projeto Canto Saudável, que faz parte do Programa de Qualidade de Vida da Pró-Saúde, gestora da unidade, desenvolvido desde 2017 com o objetivo de contribuir para a qualidade de vida e disseminação de hábitos saudáveis.

Nina Martins, nutricionista do SND, atuará como facilitadora na roda de conversa, que abordará questões como exageros alimentares nas festas de final de ano, alimentação variada e sem culpa, além de repassar informações práticas para manter um bom comportamento alimentar.

Segundo a nutricionista, “temos observado que muita gente fica sem comer durante o dia inteiro para aproveitar ao máximo as ceias comemorativas à noite. É importante evitar comportamentos restritivos, pois podem estimular episódios de compulsão e descontrole. O indicado é se alimentar de forma natural, priorizando alimentos menos gordurosos, incluindo saladas, carnes magras e cereais”.

Prevenção – Durante a roda de conversa, a nutricionista apresentará formas de preparo de refeições mais saudáveis. “Precisamos evitar gorduras e enlatados. É importante termos cuidado com os alimentos à base de ovo cru ou semelhantes, pois estes são os que mais causam intoxicação alimentar”, enfatizou Nina Martins.

O médico Márcio Maués, responsável pelo setor de Medicina do Trabalho do Hospital, frisou que os “encontros festivos têm variedade de alimentos, o que muitas vezes chama a atenção das pessoas, que deixam de lado a dieta e as refeições saudáveis. A maior preocupação é o desencadeamento de problemas de saúde posteriormente às festividades de final de ano”.

Referência – O Hospital Oncológico Infantil é a principal referência no tratamento e diagnóstico do câncer infanto-juvenil, na faixa etária de 0 a 19 anos, na Região Norte do Brasil, atendendo a pacientes 100% pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

“Com esse tipo de atividade buscamos estimular a cultura de hábitos saudáveis e incentivar a promoção da saúde entre as diferentes equipes de profissionais”, afirmou a enfermeira Anne Teixeira, que integra a equipe da área de Medicina do Trabalho do “Oncológico Infantil”.

Inaugurado em outubro de 2015, o Hospital Oncológico Infantil Octávio Lobo é uma instituição pública que pertence ao Governo do Estado do Pará, gerenciado pela entidade filantrópica Pró-Saúde, sob contrato de gestão com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa).

Texto: Emanuel Jadir/Oncológico Infantil

Foto: Divulgação