Vacinação Itinerante contra Covid-19 chega à população de Maracanã

Vacinação Itinerante contra Covid-19 chega à população de Maracanã

09/12/2021 Off Por Roberta Vilanova

As próximas ações de vacinação itinerante contra a Covid-19 promovidas pela Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) chegarão nesta sexta-feira (10) e no sábado (11) ao município de Maracanã, no nordeste paraense. Paralelamente, o projeto Ter Saúde, desenvolvido no âmbito do Programa Territórios pela Paz (TerPaz), levará aos moradores dos bairros Bengui, Cabanagem e Guamá, em Belém, e do município de Marituba, atendimento médico para Covid-19 e vacinação, nos dias 11 e 12 de dezembro (sábado e domingo). É possível ainda buscar a 1ª e a 2ª doses de vacina, além da dose de reforço, na UsiPaz Icuí-Guajará, em Ananindeua, e no Aeroporto Internacional de Belém.

Das 8 às 16 h, a população de Maracanã pode se vacinar, no dia 10, na Praça São Miguel Arcanjo, e no dia seguinte (sábado), na unidade do KM-38. “Depois de Marituba, a Vacinação Itinerante sai da Região Metropolitana de Belém e segue para o município de Maracanã, na região de Integração Guamá. É muito importante que a população ainda não vacinada compareça ao local indicado com os documentos necessários, para receber a dose. Também é preciso atenção aos postos de vacinação disponibilizados pelo poder municipal, que tem essa atribuição desde o início da campanha”, ressaltou o titular da Sespa, Rômulo Rodovalho.

Ações Ter Saúde – A vacinação contra Covid-19 também alcança as ações de saúde e cidadania programadas para quatro territórios atendidos pelo Programa TerPaz:

• Bengui (11 de dezembro, das 08 às 13 h), na Escola Estadual Marilda Nunes, Passagem Maciel, s/n, ao lado do Centro de Saúde

• Marituba (11 de dezembro, das 08 às 13 h), na Escola Nossa Senhora da Paz, Rua Quarta, 41, Bairro Novo.

• Guamá (12 de dezembro, das 08 às 13 h), na Escola Barão de Igarapé-Miri, Passagem Barão de Mamoré, 767.

• Cabanagem (12 de dezembro, das 08 às 13 h), na Escola Prof. Nagib Coelho Matni, Conjunto Sideral, Avenida Central.

“Entre todos os outros serviços já ofertados nas nossas ações, como consultas médicas, testes rápidos para IST (Infecção Sexualmente Transmissível), auriculoterapia, regulação e palestras educativas sobre saúde bucal, a vacinação contra Covid19 é mais um complemento”, informa Alessandra Amaral, coordenadora da Vacinação Itinerante. A ação vai ofertar 1 e 2ª doses contra Covid-19 e aplicação da 3ª dose, para quem recebeu a dose há pelo menos cinco meses.

UsiPaz e Aeroporto – Na área de desembarque do Aeroporto Internacional de Belém, a Sespa instalou, no último dia 3 de dezembro, um espaço de vacinação contra a Covid-19, que funciona simultaneamente com a Central de Testagem RT-PCR, em atividade desde julho deste ano. A ação oferece doses das vacinas Oxford/AstraZeneca, Coronavac/Sinovac e Pfizer, além das vacinas contra Influenza e Tríplice Viral, que protege contra sarampo, rubéola e caxumba. Realizada pelas equipes da Sespa, a ação funciona diariamente, das 08 às 18 h, por tempo indeterminado.

Já no complexo da Assistência da Usina da Paz Icuí-Guajará, em Ananindeua, funciona desde o dia 7 de dezembro um ponto de vacinação contra Covid-19. O objetivo é vacinar pessoas a partir de 12 anos, seja com a primeira, segunda ou terceira dose (reforço), após cinco meses da segunda dose.

“Em dois dias de vacinação na Usina do Icuí já temos quase 700 doses aplicadas, com uma grande procura da população. O uso do espaço da Usina se torna de extrema importância pelo grande fluxo de pessoas que passa por ali, usufruindo de serviços e cursos todos os dias, atingindo assim a maioria do público alvo da vacinação”, destaca Alessandra Amaral. Para se vacinar é necessário levar CPF e comprovante das doses já recebidas, de terça a sexta-feira, das 08 às 17 h.

Por Carol Menezes (SECOM)