“4º Fórum Todos Juntos Contra o Câncer Norte e Nordeste” conta com participação e apoio de equipe da Secretaria de Saúde

“4º Fórum Todos Juntos Contra o Câncer Norte e Nordeste” conta com participação e apoio de equipe da Secretaria de Saúde

29/11/2022 Off Por ASCOM

O “4º Fórum Todos Juntos Contra o Câncer Norte e Nordeste” está sendo realizado hoje, dia 29 e amanhã, dia 30, na capital do estado. O evento conta com a participação da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), que prestou apoio logístico e de divulgação do encontro.

Entre os profissionais da Sespa presentes no evento está Patrícia Martins, coordenadora estadual de oncologia, que falou sobre a importância da programação: “É um fórum muito importante porque reúne toda a área da oncologia, que debateremos de que forma melhorar a questão do diagnóstico precoce do câncer, a equidade do tratamento, entre outros aspectos”, avaliou.

A programação do evento tem como principal foco as características particulares do tratamento e diagnóstico do câncer nas regiões norte e nordeste. São questões únicas como, por exemplo, a grande incidência de câncer de colo de útero na região norte, a ponto de ter números que se aproximam do câncer de mama, que em todas as outras regiões é o câncer mais comum entre as mulheres com uma distância considerável dos outros tipos. Outro câncer de maior incidência no comparativo com as outras regiões é o de pênis, cinco vezes mais comum nas regiões norte e nordeste do que nas outras três.

Outros desafios vividos por toda rede oncológica no norte e nordeste dizem respeito a questões geográficas e sociais, já que um número elevado de pessoas vivem em áreas de difícil acesso e afastadas dos centros onde a rede médica e hospitalar se encontra. São comunidades como as ribeirinhas e quilombolas que necessitam de uma atenção especial dos profissionais de saúde que atuam em estados como o Pará.

Inclusive, o fórum está sendo realizado de forma híbrida, além da participação presencial das equipes, a Sespa ajudou a disponibilizar a programação para ser acompanhada de forma online por todos os profissionais dos Centros Regionais de Saúde que atuam na área oncológica no estado do Pará, levando assim conhecimento e exemplos de experiências exitosas para serem replicadas nas suas áreas de atuação.

Texto e fotos: Edilson Teixeira (Ascom/Sespa).