Estado inaugura em centro para atendimento exclusivo de pacientes com Covid-19 em Bragança

27/08/2021 Off Por Roberta Vilanova

O Centro Especializado de Atendimento a Pacientes com Covid funcionará anexo ao Hospital Santo Antônio Maria Zaccaria,

A enfermeira e missionária Josiele Magalhães trabalha há 12 anos no Hospital Santo Antônio Maria Zaccaria, no município de Bragança, região nordeste do Estado. Desde o ano passado, com o avanço da pandemia do novo coronavírus, ela passou a atuar na linha de frente no atendimento de pacientes acometidos pela doença. A profissional de saúde relembra os momentos difíceis enfrentados no combate à pandemia. “Aqui em Bragança os casos começaram em março de 2020 com pico no mês de maio. Nós tivemos um total de 800 casos atendidos. Chegamos a atender até pacientes de outros Estados como Tocantins e Maranhão”, contou a enfermeira.

Hoje, Josiele é uma das profissionais que irá atuar no novo Centro Especializado de Atendimento a Pacientes com Covid, que funcionará anexo ao Hospital Santo Antônio Maria Zaccaria, que é conveniado ao Sistema Único de Saúde (SUS) mediante contratualização com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa).

O novo espaço terá 10 leitos clínicos e 10 leitos de UTI para o atendimento exclusivo da doença. Para a enfermeira Josiele, é uma grande conquista para a região nordeste. “Este ano, nós já atendemos 500 pacientes com Covid. A procura ainda é grande. A importância deste novo espaço é abrangente, não só para Bragança, mas para toda a região do Caetés.” afirmou.

Descerramento da placa inaugural pelo governador Helder Barbalho e autoridades locais

Nesta sexta-feira (27), o governador Helder Barbalho participou da inauguração do novo espaço para o atendimento de pacientes com Covid-19. Na ocasião, falou sobre a importância do novo espaço.

“Entregamos o Centro Especializado para atender a região do Caetés, liberando leitos para outras enfermidades e outras especialidades médicas. Há um ano e meio a saúde do Brasil se voltou para o enfrentamento à pandemia. É fundamental que recuperemos o tempo perdido, garantindo com que as pessoas que precisam de cirurgias eletivas e outros tratamentos de saúde tenham esse benefício conquistado”, disse Helder Barbalho.

O Centro terá 10 leitos clínicos e 10 leitos de UTI para o atendimento exclusivo da doença

Este é o segundo centro específico para o tratamento de pacientes com Covid-19 inaugurado pelo Governo do Estado, o primeiro foi no município de Parauapebas. O objetivo do Centro é atender aos pacientes com a doença que, atualmente, estão sendo referenciados para os Hospitais Regionais. No caso de Bragança, a unidade estará apta à atender pacientes da região de saúde dos Caetés, formada pelos municípios de Augusto Corrêa, Bonito, Bragança, Cachoeira do Piriá, Capanema, Nova Timboteua, Ourém, Peixe Boi, Primavera, Quatipuru, Salinópolis, Santa Luzia do Pará, Santarém Novo, São João de Pirabas, Tracuateua e Viseu.

De acordo com o secretário de saúde do Pará, Rômulo Rodovalho, a criação de centros especializados para atendimentos de Covid-19 é uma estratégia que está sendo traçada pela Sespa para que o Governo possa levar o atendimento contra a Covid-19 a todo o Estado. “Desta forma vamos desocupar os hospitais regionais para que possamos voltar a atender as outras especialidades e cirurgias eletivas”, afirmou o gestor estadual.

ORTOPEDIA – Ainda no Hospital Santo Antônio Maria Zaccaria, o governador Helder Barbalho visitou uma nova ala dedicada a atendimento portas-abertas e 24h na especialidade de ortopedia.  A medida adotada em Bragança faz parte da estratégia do Governo do Pará para aumentar a oferta de atendimento portas-abertas em ortopedia em todas as regiões do Estado.

Assim, já oferecem atendimento em traumatologia por 24h no modo porta aberta o Hospital Regional do Tapajós (HRT), em Itaituba, no sudoeste do Pará; o Hospital Divina Providência, instituição filantrópica conveniada ao SUS, localizado em Marituba, região metropolitana de Belém; o Hospital Regional de Conceição do Araguaia, na região do Araguaia; o Hospital Regional do Baixo Tocantins – Santa Rosa, em Abaetetuba, e o Hospital Regional dos Caetés, em Capanema.

“A Sespa tem uma estratégia de colocar a ortopedia de portas-abertas em todo o Pará. Hoje está sendo inaugurada esta ala para atendimentos em média e alta complexidade. Será mais um serviço colocado à disposição para a população da região do Salgado e Caetés para este tipo de atendimento” destacou o secretário Rômulo Rodovalho.

Texto: Matheus Rocha/Sedop
Fotos: Alex Ribeiro/Ag. Pará