CHIKUNGUNYA
A febre chikungunya é uma doença infecciosa causada por um vírus transmitido pela picada de mosquitos do gênero Aedes, principalmente o Aedes aegypti e o Aedes albopictus. O nome “chikungunya” tem origem africana e significa “aqueles que se dobram”, fazendo referência à postura característica dos pacientes com a doença, devido às fortes dores nas articulações. As principais características clínicas são edema e dor articular incapacitante. Em alguns casos também podem ocorrer manifestações extra articulares. Os casos graves podem demandar internação hospitalar e evoluir para óbito.
Distribuição da chikungunya
O vírus chikungunya (CHIKV) foi introduzido no continente americano em 2013 e causou uma importante epidemia em diversos países da América Central e ilhas do Caribe. No segundo semestre de 2014, o Brasil, por meio de métodos laboratoriais, confirmou a presença da doença nos estados do Amapá e Bahia.
Em 2023, ocorreu importante dispersão territorial do vírus no Brasil, principalmente para estados da Região Sudeste. Anterior a isto, as maiores incidências de Chikungunya observadas no Brasil concentravam-se na região Nordeste. Atualmente, todos os Estados registram transmissão desse arbovírus.
Sintomas da Chikungunya
A doença pelo CHIKV pode evoluir em três fases distintas:
- Febril ou aguda: Com duração de 5 a 14 dias;
- Pós-aguda: Com um curso de 15 a 90 dias;
- Crônica: Se os sintomas persistirem por mais de 90 dias, considera-se instalada a fase crônica. Em mais de 50% dos casos, a artralgia (dor nas articulações) pode persistir por anos após a infecção e início dos sintomas.
Dentre os principais sintomas da chikungunya, destacam-se:
- Febre alta, geralmente de início súbito;
- Dores articulares intensas, sintomas característicos da doença e que podem durar semanas, meses ou anos. As articulações mais afetadas são as dos pés, mãos tornozelos e pulsos;
- Edema nas articulações (geralmente as mesmas afetadas pela dor intensa);
- Prurido (coceira) na pele, que pode ser generalizada, ou localizada apenas nas palmas das mãos e plantas dos pés;
- Dores musculares;
- Fadiga;
- Algumas pessoas podem apresentar manchas vermelhas na pele;
- Dor de cabeça;
- Conjuntivite não-purulenta;
- Diarreia e/ou dor abdominal (manifestações do trato gastrointestinal são mais presentes em crianças).
Tratamento da chikungunya
Assim como as demais arboviroses, o tratamento da chikungunya é feito de acordo com os sintomas, uma vez que não há tratamento antiviral específico para a doença. É importante evitar a automedicação, já que há a possibilidade de mascarar sintomas, dificultando o diagnóstico, podendo agravar o quadro clínico do paciente.