
Sespa apoia ação do Programa Vida do Trânsito no Carnaval
04/03/2025
Caixa de surpresa com perguntas sobre o trânsito
A Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), por meio da Equipe de Vigilância das Doenças e Agravos Não Transmissíveis (DANT) da Diretoria de Vigilância em Saúde (DVS), apoiou a ação “Carnaval seguro, alegria com responsabilidade”, realizada, de 1º a 4 de março, pela Secretaria Municipal de Saúde de Belém (Sesma), no Circuito Mangueirosa.
A programação foi coordenada pela Seção de Doenças e Agravos Não Transmissíveis DANT/DEVS da Sesma e contou com a parceria da Divisão de Combate a Endemias e Departamento de Urgência e Emergência (DEUEe) e do Serviço de Atendimento Móvel (Samu).

Roleta educativa sobre Vida no Trânsito
Na ação, foi trabalhado o Programa Vida no Trânsito (PVT), levando informações e orientações aos foliões que brincavam o Carnaval no Circuito Mangueirosa.
O PVT foi implementado pelo Ministério da Saúde pela Portaria GM/MS Nº 3.023, de 21 de dezembro de 2011, em parceria com os Estados e Municípios, sendo a principal resposta do setor saúde aos desafios da Organização das Nações Unidas (ONU) para a Década de Ações pela Segurança no Trânsito. No município de Belém, o Projeto foi instituído pela Portaria Nº 1.236/2014/GABS/SESMA/PMB.
A ação foi realizada de forma itinerante, buscando a alcançar o maior número de pessoas. A abordagem de educação em saúde foi feita de maneira lúdica com o uso de uma roleta e uma caixa surpresa personalizadas trazendo perguntas embasadas nas Normas de Segurança no Trânsito, preconizadas pelo PVT.
Depois de girar a roleta, o participante que respondia corretamente a pergunta sorteada ganhava um brinde. Os brindes, como ecobags e adesivos de carro, foram disponibilizados pela DANTS da Sespa como forma de apoio e por compreender a importância da ação para a prevenção dos acidentes de trânsito, visando à redução da mortalidade no trânsito em todo o estado do Pará.
A motivação da ação de Educação em Saúde no Carnaval é a de sensibilizar o público participante dessas festividades para a minimização de comportamentos imprudentes, como o consumo excessivo de álcool, o uso de substâncias psicoativas e a velocidade elevada que são fatores diretamente ligados aos acidentes de trânsito, visto que durante o período de festas, o fluxo de pessoas, veículos nas ruas e o consumo de álcool aumentam consideravelmente.
O resultado esperado é que por meio da participação da população brincante em campanhas educativas de forma ativa ocorra o estímulo e o reforço de comportamentos mais seguros, a exemplo da utilização de meios alternativos de transporte, como o transporte público ou serviços por meio de aplicativo, para que a responsabilidade e segurança no trânsito sejam reforçadas, nesse sentido, minimizando os riscos de colisões, atropelamentos e óbitos que geram impactos negativos na vida das vítimas e de seus familiares.
Fotos: Divulgação