Abaetetuba recebe visita de assessoras técnicas do Conselho Nacional de Secretários de Saúde

Abaetetuba recebe visita de assessoras técnicas do Conselho Nacional de Secretários de Saúde

17/07/2025 Off Por ASCOM

O município de Abaetetuba recebeu, nesta quinta-feira (17), a visita das assessoras técnicas do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) Luciana Vieira e Luciana Tolêdo; e do gerente da Assessoria de Comunicação Social do Conass, Marcus Carvalho. A visita foi acompanhada por diretores e técnicos da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa).

A visita a Abaetetuba foi um pedido feito à Sespa pelo Conass, com o objetivo de conhecer boas experiências municipais, principalmente relacionadas ao atendimento das comunidades ribeirinhas.

O primeiro local visitado foi a Unidade Básica de Saúde Maria Eunice, onde conheceram o Projeto Integra Chagas, que realiza pesquisa e trata pacientes agudos e crônicos de doença de Chagas.

Em seguida, a comitiva se deslocou para a região das ilhas, para conhecer a UBS Fluvial, uma experiência exitosa de Abaetetuba, que atende a população ribeirinha, com a inclusão de profissionais de Saúde Mental.

“Hoje, nós podemos mostrar a nossa UBS Fluvial em funcionamento, atendendo os ribeirinhos de Abaetetuba. Nesta UBS, oferecemos todos os atendimentos que competem às Equipes de Saúde da Família, incluindo atenção à saúde mental, com a oferta de consulta em psicologia”, disse a secretária municipal de Saúde, Raimunda Vouzela.

Já à tarde, os integrantes do Conass visitaram o Centro de Atenção Psicossocial (Caps-AD) e o Projeto Brincando de Miriti, que é destinado ao cuidado com saúde mental das crianças e é custeado com recursos do município.

Sobre Projeto Brincando de Miriti, a prefeita de Abaetetuba, Francineti Carvalho, informou que o espaço físico foi construído em parceria com o Programa Amigo de Valor de uma instituição financeira e teve aprovação do Conselho Municipal de Direito da Criança e do Adolescente. “O projeto atende crianças em sofrimento mental para evitar que se torne um transtorno mental grave. Para alcançar mais crianças, criamos o Brincando de Miriti Itinerante, que percorre e realiza atividades nas unidades de saúde”.

A programação foi encerrada com a visita à UBS do Piratuba, que tem identidade quilombola.

Avaliação – Para a assessora técnica, Luciana Vieira, todas as experiências visitadas e a forma como o território se organiza para proporcionar um cuidado de qualidade devem ser compartilhadas com outros municípios e estados. “Nós ficamos muito impressionados com duas coisas em especial. Uma delas, a qualidade da equipe de Abaetetuba. Todas as pessoas que nos receberam e com quem a gente conversou demonstraram um profundo conhecimento da área em que elas atuam e do Sistema Único de Saúde. A outra coisa foi a ambiência. Todas as unidades muito bem cuidadas, muito acolhedoras, com a lógica de humanização, de acolhimento, o que a gente tem certeza que impacta absurdamente na assistência à população. Então, a gente só tem a agradecer e com certeza isso vai nos inspirar a trabalhar as Políticas Públicas para o Brasil como um todo”, opinou.

“Foi uma honra receber a visita dos integrantes do Conass e da Sespa e ter a oportunidade de mostrar para o Brasil as experiências e a realidade de Abaetetuba, um município da Amazônia”, concluiu a secretária de Saúde, Raimunda Vouzela.

Texto: Roberta Vilanova – Ascom Sespa

Fotos: Marcus Carvalho – Ascom Conass