
Sespa é homenageada em congresso nacional de cirurgia da mão realizado em Belém
22/08/2025A Secretaria de Estado de Saúde Pública do Pará (Sespa) recebeu homenagem durante o 45º Congresso Brasileiro de Cirurgia da Mão, realizado entre os dias 21 e 23 de agosto, no Hangar – Centro de Convenções da Amazônia, em Belém. A secretária-adjunta de Gestão de Políticas de Saúde, Heloísa Guimarães, representou o órgão e recebeu a placa em reconhecimento ao apoio do Governo do Estado à realização de uma ação social inédita na região Norte, voltada à correção de deformidades congênitas em crianças.
A iniciativa, promovida pela Sociedade Brasileira de Cirurgia da Mão (SBCM) em parceria com a Sespa, ocorreu nos dias 16, 17 e 18 de agosto, no Centro Integrado de Inclusão e Reabilitação (CIIR) e no Hospital Regional Dr. Abelardo Santos (HRAS). A ação reuniu médicos voluntários do Brasil e do exterior, beneficiando crianças com doenças neuromusculares e do sistema nervoso que afetam os membros superiores.
“A ação solidária fortalece o trabalho que já desenvolvemos no Estado por meio do Programa Doenças Ortopédicas na Infância, que tem transformado a vida de muitas crianças. Isso nos motiva e mostra que estamos no caminho certo. Já o congresso representa uma oportunidade única para compartilhar experiências exitosas e fortalecer políticas públicas na área da saúde”, afirmou Heloísa Guimarães.
Congresso inédito na Amazônia

Foto: Matheus Miranda
Esta foi a primeira vez que o congresso da SBCM foi realizado na Amazônia, consolidando Belém como um polo de discussão científica e inovação na área da cirurgia da mão. Além da programação técnica, o evento sediou a 4ª Ação Social para Correção de Deformidades das Mãos de Crianças, reafirmando o compromisso da Sociedade com a responsabilidade social e a ampliação do acesso à saúde especializada.
O presidente da SBCM, Dr. Rui Barros, destacou a importância do evento para a atualização científica da área. “Estamos trabalhando intensamente para oferecer uma programação abrangente e de alto nível científico, com palestras, discussão de casos, workshops e sessões interativas que abordam as tendências atuais no tratamento de doenças e lesões das mãos e membros superiores”, ressaltou.
Texto: Suellen Santos / Ascom Sespa