Usuários e acompanhantes do Hospital Metropolitano participam de oficina de customização de camisetas do Círio

Usuários e acompanhantes do Hospital Metropolitano participam de oficina de customização de camisetas do Círio

07/10/2025 Off Por ASCOM

Paciente Josinete Santos agradeceu pela ação e o acolhimento da equipe

A semana começou leve, com um ambiente mais relaxado e agradável para os pacientes e acompanhantes no Hospital Metropolitano de Urgência e Emergência (HMUE), em Ananindeua. Eles tiveram a oportunidade de realizar a oficina de “Customização de Camiseta”, nesta segunda-feira (6), com referência ao Círio de Nossa Senhora de Nazaré, que acontece neste domingo (12).

A produção de enfeites nas camisetas do Círio, feitas com as próprias mãos, é uma forma  de expressão e criatividade, permitindo que os pacientes e familiares se sintam mais conectados e realizados. Além disso, a atividade colaborou para criar um senso de propósito e significado, durante o período de internação no Centro de Queimados da unidade hospitalar. A paciente Josinete Santos, de 45 anos, de Novo Repartimento, distante cerca de 500km da capital paraense, está internada há um mês, em tratamento de queimadura causada por um acidente doméstico.

A usuária elogiou a iniciativa humanizada. “A internação de longa duração acaba causando estresse, sabe? Mas vir pra cá, sentir esse vento, esse sol, foi como ter um momento para respirar melhor e colocar os pensamentos em ordem, junto de Nossa Senhora. Não existe alegria maior do que essa. Não há dinheiro no mundo que pague a leveza que a gente sente por dentro. A equipe é maravilhosa, que continue sempre assim, com esse coração bom e cheio de amor. Eu amei participar dessa ação!”, afirmou.

Usuários elogiaram a iniciativa de humanização integrativa

A fala da usuária reflete o objetivo da ação, organizada pelo Grupo de Trabalho de Humanização (GTH). Para Samanta Meirim, terapeuta ocupacional que coordenou as atividades de customização das camisetas que ficaram com as participantes, o momento proporcionou redução do estresse e ansiedade dos pacientes e familiares.

“O objetivo foi favorecer um atendimento mais humanizado, principalmente dos pacientes que estão há muito tempo internados. E eles têm o hábito cultural, nessa época do Círio, de participar intensamente dessa festividade. Mas, devido à internação, eles não vão participar. Então, a ação foi pensada para amenizar essa dor”, observou a profissional.

A terapeuta ocupacional conta que os usuários internados trabalharam os componentes da memória afetiva deles com relação ao Círio de Nazaré, que conecta a família e amigos. “A atividade  trouxe um resgate tanto da fé, da cultura, e da nossa gente. A escolha do tema ‘Círio de Nossa Senhora de Nazaré’ ajudou a criar um senso de comunidade e pertencimento entre os participantes”, completou.

Samanta Meirim reforçou ainda que é fundamental a interação entre os pacientes, familiares e a equipe multiprofissional, o que gera um ambiente mais acolhedor e humanizado no ambiente hospitalar.

Grupo de participantes da oficina com equipe HME

Estrutura – Referência no tratamento de média e alta complexidade, em traumas e queimados, pelo Sistema Único de Saúde (SUS), o HMUE dispõe de leitos operacionais nas especialidades de traumatologia, cirurgia geral, neurocirurgia, clínica médica, pediatria, cirurgia plástica (exclusiva para pacientes vítimas de queimaduras) e leitos de UTI.

Somente em 2024, mais de 600 mil atendimentos, entre internações, cirurgias, exames laboratoriais e por imagem, atendimentos multiprofissionais e consultas ambulatoriais, foram oferecidos a pacientes da Região Metropolitana e de diferentes municípios do Pará.

Texto: Vera Rojas – Ascom HMUE