Abelardo Santos inicia programação alusiva ao Agosto Dourado

16/08/2021 Off Por Roberta Vilanova

Programação do Agosto Dourado no HRAS

Considerado o alimento mais completo para a saúde dos bebês, o leite materno além de manter a nutrição adequada da criança, minimiza os riscos à obesidade infantil, diminui doenças causadas por infecções e a incidência de alergias. Diante de tamanha importância, nesta segunda-feira (16), o Hospital Regional Dr. Abelardo Santos- HRAS, no distrito de Icoaraci, em Belém, iniciou, sua grade de programação em adesão à campanha Agosto Dourado, que tem como objetivo a luta pelo incentivo à amamentação.

A programação vai contar com duas semanas de atividades como palestras, workshops, roda de conversa, inauguração de espaços específicos de amamentação e, encerrando os eventos, a 1º Hora do Mamaço. Além do repasse de conhecimentos aos colaboradores, a ação objetiva também, chamar a atenção dos usuários da unidade e da população da comunidade externa, como as mães do distrito de Icoaraci e Outeiro.

“Como uma maternidade de referência do Governo do Estado, nosso papel, durante este mês, é provocar a conscientização de profissionais de saúde, de pacientes e, também, da comunidade que está ao nosso entorno sobre a importância do aleitamento materno”, destacou Márcia Rodrigues, diretora assistencial do Abelardo Santos. Durante a abertura da programação, a gestora da enfermagem lembrou sobre a importância nutricional e dos elos afetivos entre mães e filhos durante o ato da amamentação.

“O leite materno é repleto de anticorpos, fundamentais para o crescimento saudável das crianças. Ressaltamos que a Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda que esta seja a única fonte de alimento até os seis meses. Contudo, sabemos que algumas mães têm dificuldades, sobretudo, às de primeira viagem. E para isso, é importante essa mulher saber que pode contar com uma rede de profissionais que atua na Rede Pública de Saúde do Pará”, frisou Márcia Rodrigues.

Dificuldades – Percebendo o alto índice de mães com dificuldade na hora de amamentar seus filhos, este ano, durante as ações alusivas ao Agosto Dourado, as palestras terão, ainda, o intuito de desmistificar os tabus que rondam essa fase da vida. Dos 40 leitos no atendimento neonatal, 50% das mulheres apresentam algum tipo de barreiras. Diante aos entraves, o Abelardo Santos dispõe de uma equipe formada de fonoaudiólogos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e nutricionistas, que no leito, fazem um acompanhamento específico para essas mulheres.

Colaboradores–  A enfermeira supervisora da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Pediátrica e do Complexo Neonatal, Leyla Lopes, destacou que para os colaboradores esse tipo de iniciativa é essencial para que eles se apoderem de conhecimentos. “Quando temos uma equipe treinada, capacitada e convencida da importância do aleitamento materno, eles apoiarão as mães em qualquer dificuldade que interfira no estabelecimento do aleitamento materno”, reforçou.

Já para as mães envolvidas na ação,  o intuito é enfatizar, cada vez mais, os benefícios que a amamentação proporciona para a mãe e o bebê e incentivá-las a não desistirem. “A mãe se sentindo acolhida, segura e entendendo a relevância desse ato, sem dúvida optará pelo aleitamento materno exclusivo”, esclareceu a profissional.

Para a técnica de enfermagem Edna Socorro Lima, 55, que trabalha na maternidade do Hospital e tem quase 30 anos de profissão, a programação só agrega valor aos profissionais. “Acho muito importante esses treinamentos, para mim está sendo um novo aprendizado, tivemos a oportunidade de fazer perguntas e esclarecer dúvidas,” comentou.

Programação – Em 2021, a programação Agosto Dourado vai contar com a inauguração do espaço ‘Cantinho da Amamentação no quarto andar da unidade. No local, serão acondicionadas poltronas de amamentação em um ambiente arquitetado para dar comodidade durante este momento.  Encerrando o mês de agosto, a unidade, no dia 28, também fará o primeiro ‘Hora do Mamaço HRAS’. A ação será estendida às mães do distrito de Icoaraci. Durante o evento, serão feitas orientações de nutricionistas, fonoaudiólogos, pediatras e enfermeiros sobre o assunto.

PROGRAMAÇÃO:

· 16,17 e 18/8- Palestras e roda de conversa voltadas para os profissionais do Abelardo Santos.

· 19,20,23,24,25,26 e 27/8- Atividades de orientações voltadas às mães internadas.

· 28/8- Encerramento com a Hora do Mamaço, na área da piscina do Abelardo Santos.

Texto: Roberta Paraense/HRAS