Ação aborda sobre a importância da saúde mental do cuidador

Ação aborda sobre a importância da saúde mental do cuidador

29/01/2022 Off Por Roberta Vilanova

A atividade tem como objetivo fortalecer as garantias por condições para que todo ser humano tenha acesso àquilo que protege e fortalece sua saúde mental

A Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) realizou neste sábado (29), na praça Batista Campos, em Belém, ação alusiva à campanha “Janeiro Branco”, cujo tema foi “Cuidar da mente é cuidar da vida”. A atividade tem como objetivo fortalecer as garantias por condições para que todo ser humano tenha acesso àquilo que protege e fortalece sua saúde mental. O evento foi promovido pela Coordenação Estadual de Políticas para o Autismo da Sespa e com apoio da Frente Parlamentar para o Transtorno do Espectro Autista da Assembleia Legislativa do Pará.

A programação contou com dinâmicas em grupo de vivências terapêuticas e orientações, sob a coordenação do Espaço Terapêutico Moiras. Para animar as famílias foi realizado um aulão de dança com a professora de Educação Física, Vania Vitty. Pais e responsáveis receberam, ainda, orientações de rede relacionadas à saúde mental, envolvendo também a participação de grupos e associações que atuam na área do Autismo.

O evento foi promovido pela Coordenação Estadual de Políticas para o Autismo da Sespa e com apoio da Frente Parlamentar para o Transtorno do Espectro Autista da Assembleia Legislativa do Pará

O Janeiro Branco chama à reflexão sobre a saúde mental e nessa ação o olhar foi especialmente voltado à saúde do cuidador que se dedica ao cuidado de terceiros deixando, muitas vezes, de cuidar de si.

“Para mim esse momento é muito representativo, pois no dia a dia a gente cansa de cuidar de uma criança que demanda ainda mais atenção, como é o caso de uma criança com autismo e eu tenho dois filhos autistas. Então essa ação é muito importante para que eu possa aprender sobre como cuidar da minha saúde mental”, avaliou Rosimeire Silva, mãe de crianças com autismo.

Nayara Barbalho, coordenadora estadual de Políticas para o Autismo da Sespa explica que é muito importante tratar sobre a saúde mental do cuidador. “Existe um estudo que mostra, que o estresse de famílias de pessoas com autismo ou de outras deficiências se equipara a um soldado de guerra. Isso mostra a importância de olhar pra saude mental do cuidador e é por isso que fizemos essa ação para instruir e ajudar também quem cuida”, disse.

Texto e fotos: Laís Menezes/Sespa