Ação de testagem, vacinação e orientação garante prevenção durante a quadra nazarena

Ação de testagem, vacinação e orientação garante prevenção durante a quadra nazarena

08/10/2021 Off Por Roberta Vilanova

O Centro de Testagem Itinerante e vacinação está montado ao lado da praça santuário

As irmãs Raimunda Costa e Maria Oliveira do município de Santarém chegaram a Belém nesta sexta-feira, 8, para aproveitar o período do Círio em família. Sempre unidas e precavidas, a dupla aproveitou a ida à Basílica de Nazaré para cuidar da saúde e buscaram atendimento no Centro de Testagem Itinerante e vacinação montado pela Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) ao lado da praça santuário. Mais de 20 testes rápidos de antígeno e 50 atendimentos para vacinação foram realizados somente na manhã desta sexta.

“Eu vim na igreja e aproveitei para passar no posto que considero um trabalho de saúde pública de extrema importância e tem tudo a ver com o momento que estamos vivendo. Precisamos nos cuidar e acho que todo trabalho de prevenção é sempre importante. Sem contar que ficarei mais tranquila para encontrar minha família quem mora aqui”, avaliou Raimunda Costa.

A iniciativa que conta com o trabalho de cerca de 200 profissionais da saúde é realizada em parceria com as Secretarias Municipais de Saúde de Belém e de Ananindeua e faz parte de uma estratégia de prevenção e proteção da população paraense nesse período em que a circulação de pessoas aumenta na Capital. O objetivo é monitorar e detectar oportunamente situações prejudiciais à saúde da população.

A integração dos setores de Vigilância e Assistência à Saúde, garante, ainda, o cumprimento dos protocolos sanitários recomendados pelo Ministério da Saúde e pelo Decreto Estadual Nº 800/2020, passando pela fiscalização da venda de alimentos, testagem e vacinação, até o monitoramento de qualquer situação que represente risco à comunidade.

Neucirene Castro e a filha Izabela também aproveitaram a visita à feira do Círio para tomar vacinas contra Influenza e Tríplice Viral que previne contra o sarampo, caxumba e rubéola. “Quando cheguei aqui me deparei com essa estrutura e lembrei que não tinha tomado a vacina de gripe nem sarampo e imediatamente fomos atendidas e agora estou tranquila porque tomei as vacinas que ainda precisava. Eu acho super importante essa ação, pois tem muita gente que vem dos municípios do interior e não se vacinaram por falta de oportunidade, então essa é uma é ótima oportunidade. Estamos saindo daqui muito felizes” afirmou.

Para o secretário de saúde pública do Pará, Rômulo Rodovalho, a ação garante, ainda, monitorar o cenário epidemiológico para fins de pesquisa e estudo de estratégias em saúde. “A vacinação contribui para prevenção enquanto que a testagem nos contribui com informações do cenário atual, é com isso podemos avançar nas ações adotadas pela Secretaria, por isso são de suma importância”, disse o titular da pasta.

O Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (Cievs) da Sespa também atua na iniciativa recebendo as notificações de eventos de saúde, conforme foi feito em ação semelhante realizada em 2019. Naquele ano, os eventos mais frequentes foram dor de cabeça, dor muscular, enjoo e luxações.

As situações poderão ser notificadas tanto por profissionais de saúde das unidades de saúde, postos de atendimento ou pela própria população por meio de um link do (Cievs), para que sejam tomadas as medidas de controle de forma imediata.

Serviço: As ações de testagem com RT-PCR estão disponíveis em quatro locais: Aeroporto Internacional de Belém, Terminal Rodoviário de Belém, Porto Hidroviário de Belém e Rua Dom Alberto Gaudêncio Ramos (na lateral da praça santuário).

Dos dias 8 a 12 de outubro a unidade itinerante funcionará de 19h às 22h e a partir do dia 13 até o dia 25, funcionará das 16h as 22h. Os demais pontos funcionam diariamente 24 horas por dia.

O link para notificação de situações de saúde é o seguinte: Notificação para monitoramento do CIEVS

Texto: Laís Menezes/Sespa