Ação solidária leva tratamento de estética a pacientes e acompanhantes no Hospital Galileu

16/02/2022 Off Por Roberta Vilanova

A ação solidária atendeu a pacientes e seus acompanhantes

Tratar cabelo, barba, sobrancelhas e bigode. O cuidado higiênico e estético foi oferecido pelas mãos ágeis do barbeiro Everton dos Santos e de sua equipe, a fim de fortalecer a autoestima de pacientes, e seus acompanhantes, do Hospital Público Estadual Galileu (HPEG), localizado na Região Metropolitana de Belém, nesta quarta-feira (16). A ação voluntária dos profissionais valorizou o sorriso e a vaidade de homens e mulheres em tratamento na unidade.

Além de cuidar da aparência dos usuários do Galileu, o barbeiro uniu a solidariedade à capacitação profissional. Da ação participou a equipe que está sendo formada por Everton dos Santos. “Sou barbeiro profissional, e há mais de 10 anos atuo nesta área. Um dos nossos objetivos, além de ajudar ao próximo, é formar e capacitar profissionais para o mercado de trabalho. Trouxe meus alunos para a ação, e me sinto honrado em fazer parte desse projeto, que tem atendido hospitais e centros comunitários em nossa cidade”, ressaltou.

Corte de cabelo devolveu a autoestima a vários pacientes do Galileu

Motivação – O promotor de vendas Edinaldo Lima da Silva, 35 anos, está há quatro dias no Hospital Galileu, sem previsão de alta. Após o corte de cabelo, ele disse se sentir renovado. “Venho de outro hospital, de onde eu recebi os primeiros atendimentos. Aqui vou passar por uma cirurgia e não tinha ideia de quando ia cortar o cabelo novamente. Achei uma excelente iniciativa, um cuidado, uma ação que vem nos motivar”, contou o paciente.

Com a autoestima elevada também ficou o motoboy David Rocha Souza, 28 anos. Entusiasmado com o novo visual, ele garantiu que o corte de cabelo veio em boa hora. “A gente fica aqui às vezes sem perspectivas, e quando eles chegam é uma alegria sem igual. São cortes modernos, e fazem tudo muito bem. Parabéns a todos os envolvidos neste trabalho”, agradeceu.

O paciente José Maria Vieira dos Santos Júnior, 34 anos, foi um dos 50 pacientes que mudaram o visual. Há três meses na unidade, ele ficou surpreso ao ver a equipe de barbeiros. “São muitas pessoas internadas que precisam dessa ação. Eu me sinto, realmente, honrado por ser um dos participantes desse trabalho, que é tão bonito e deixa a gente com a autoestima mais elevada”, afirmou.

O cuidado com as sobrancelhas fez parte da programação

Terapia – A programação faz parte de uma iniciativa do serviço de Enfermagem e do setor de Humanização do HPG. “Recebemos esses voluntários com muita alegria e satisfação, pois são pessoas que dedicam uma parte de seu tempo para fazer o bem. O resultado deste trabalho é o sorriso no rosto de cada paciente, a fim de ver a satisfação de cada um deles, tendo sua autoestima recuperada. O período de internação traz muitos desafios, e um momento de distração, socialização e cuidados ameniza o estresse e recupera a dignidade do paciente. É terapêutico!”, garantiu Anny Segóvia, coordenadora de Humanização.

O diretor Executivo da unidade, Alexandre Reis, agradeceu aos voluntários, ressaltando que “esta nova ação do Galileu visa estimular o amor próprio dos pacientes e acompanhantes, principalmente aqueles de longa permanência, que estão sem esses cuidados há meses. Neste dia de ação, tivemos mais de 50 pessoas atendidas com cortes de cabelo, limpeza das sobrancelhas e barba. Foram 12 profissionais que já estão no mercado de trabalho, e outros que estão em formação, que atenderam de forma surpreendente. Agradecemos a iniciativa e deixamos as portas sempre abertas para voluntários que, de alguma forma, queiram fazer o dia de uma pessoa melhor”.

Serviço: O Hospital Público Galileu, localizado na Rodovia Mário Covas, n° 2672, é uma unidade pública de saúde administrada pelo Instituto de Saúde e Social da Amazônia (ISSAA), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa).

Texto: Roberta Paraense/HPEG