Ações do Governo incentivam avanço da vacinação no Pará

Ações do Governo incentivam avanço da vacinação no Pará

22/12/2021 Off Por Roberta Vilanova

Até esta quarta-feira (22), mais de 11 milhões de doses tinham aplicadas

Mais de 13 milhões de doses da vacina contra a Covid-19 já foram distribuídas pelo Governo do Estado aos municípios paraenses. Até esta quarta-feira (22), mais de 11 milhões já foram aplicadas. Entre os esforços do Estado para proteger a população contra a doença e avançar com a vacinação, ganham destaque três projetos estaduais: a Vacinação Itinerante, que em 13 dias, aplicou mais de 7,6 mil doses; e as ações de imunização realizadas no TerPaz e na UsiPaz Icuí-Guajará, em Ananindeua, com mais de 4,8 mil doses aplicadas desde o início do mês.

“Superar a marca de 13 milhões de doses da vacina contra covid distribuídas pelo Pará reflete o empenho do Governo do Estado desde o início da campanha para imunizar o mais rápido possível toda a nossa população. Essa dedicação não está somente no transporte das doses, mas também realizando ações para acelerar a imunização especialmente em municípios com menor procura pela vacina”, ressalta o titular da Secretaria de Saúde Pública (Sespa), Romulo Rodovalho.

Após a entrada em vigor do Decreto Estadual 2.044/2021, que institui a Política Estadual de Incentivo à vacinação contra a Covid-19, o Pará já alcançou 1.183.781 doses aplicadas, com um aumento de 319.070 aplicações na primeira dose, 784.583 na segunda e 80.128 na terceira.

O município de Capanema será o próximo a receber a equipe da Vacinação Itinerante, nos próximos dias 28 e 29 de dezembro, na Praça Magalhães Barata (Travessa Djalma Dutra – Centro), de 8h às 16h. Nos dias 30 e 31 de dezembro, será a vez do município de Salinópolis receber o projeto.

Vacinação Itinerante e ações do TerPaz e Usina da Paz contribuem para ampliar a cobertura vacinal

QUALIFICAÇÃO – Mais uma Capacitação em Vacinação para profissionais de saúde foi realizada pela Sespa, no dia 7 de dezembro, na Escola Técnica do SUS (ETSUS). O foco foi compartilhar informações sobre o armazenamento adequado, o manuseio correto de cada tipo de vacina, tempo para uso, contraindicações, entre outras orientações para a equipe multiprofissional que atua na Vacinação Itinerante.

“A capacitação é feita através da Vigilância Sanitária e aborda temas teóricos e práticos, para que a equipe tenha suporte para garantir um serviço de qualidade, com segurança, e sempre com um atendimento humanizado, cuidando dos paraenses com respeito e dignidade. Precisamos reforçar que a vacinação é importante para garantir maior proteção a população contra a covid-19, reduzir a transmissão do vírus e a circulação de novas variantes, além de proteger o indivíduo contra as formas graves da doença”, destaca a coordenadora do TerSaúde, Alessandra Amaral.

Texto: Giovanna Abreu/Secom